A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vem aí um ‘museuspaper’ gratuito para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

É sob o tema “Os museus como centros culturais: o futuro da tradição” que o Porto se junta, mais uma vez, à festa anual dos museus a propósito do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, assinalados a 18 e 19 de Maio, respectivamente.

O público é convidado a conhecer a memória e a tradição da cidade através de um programa com mais de 70 actividades e mais de 30 museus participantes. A Câmara do Porto apresenta um programa pensado para todas as idades que inclui apresentações, conferências, exposições ou espectáculos de música, dança e teatro.

Como já é habitual, há uma extensa lista de locais que funcionam com horário alargado neste dia e com actividades gratuitas ou a um preço reduzido (requerendo, em alguns casos, inscrição prévia). A visita temática do World of Discoveries que assinala o início da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a visita guiada para descobrir os segredos do Museu do Centro Hospitalar do Porto, a oficina de recorte em papel que abordará técnicas ancestrais de dobragem e recorte na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio ou a aula aberta de esgrima medieval no Museu Militar do Porto são algumas das propostas.

Um dos pontos altos da programação é o “museuspaper” que se desdobra em três modalidades: Pequena Rota (três museus), Grande Rota (seis museus) e Mega Rota (nove museus). Como o nome indica, segue a lógica do peddy-paper e desafia os participantes a responder a questões relacionadas com determinados espaços ou exposições. Quem acertar leva um brinde para casa, além da imersão na História e cultura com que é presenteado apenas por participar. Pode fazer a inscrição no próprio dia em qualquer um dos museus aderentes.

Entre os museus participantes, encontram-se monumentos e instituições incontornáveis, como o Museu e Torre dos Clérigos ou a Fundação de Serralves, mas também lugares mais improváveis como o Gabinete de História e Memórias da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) ou o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto. O programa é extenso e diverso, por isso é quase certo que vai encontrar algo que lhe desperte curiosidade. É só passar os olhos e escolher: está tudo aqui.

+ Os melhores museus no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade