A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Quinta da Regaleira - Palácio
©Quinta da RegaleiraQuinta da Regaleira, em Sintra

Parques e jardins de norte a sul do país para aproveitar o bom tempo

Precisa de ideias para aproveitar os últimos dias de calor e céu azul antes que o Inverno chegue em força? Siga para um destes parques e jardins de norte a sul de Portugal

Escrito por
Inês Bastos
Publicidade

Somos a favor do sol e do calor sempre, desde que venham acompanhados por boas sombras. E onde é que há boas sombras? Nos melhores parques e jardins de norte a sul do país. Pela beleza arquitectónica, pela diversidade da flora, pelos animais que pode encontrar pelo caminho, estes são alguns dos que pode (e deve) visitar.

Parques e jardins de norte a sul do país para aproveitar o bom tempo

  • Viagens
  • Grande Porto

É na vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima, que encontramos um parque temático sobre jardins. Sim, há de todos os tipos: romano, barroco e renascentista. Há ainda um lago e um horto botânico.

O melhor: O jardim-labirinto e o parque infantil são irresistíveis para a criançada.

  • Viagens

Construída entre 1904 e 1910 na Serra de Sintra, a Quinta da Regaleira é a versão portuguesa de Hogwarts. Não só pelo palácio imponente mas também pelos jardins que o rodeiam, cheios de grutas, lagos e referências a figuras mágicas e mitológicas.

O melhor: o nevoeiro frequente aumenta a aura misteriosa dos jardins.

Publicidade
  • Viagens

O maior jardim oriental da Europa nasceu por protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamiyan, em 2001. Os quase 40 hectares têm, lá está, budas gigantes, 700 soldados de terracota pintados à mão, um lago com peixes koi e uma galeria ao ar livre com obras da Colecção Berardo. E, claro, dragões vermelhos.

O melhor: Para os que se cansam com facilidade (errr, os preguiçosos), há um comboio turístico que dá a volta ao parque.

  • Viagens

A história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro é uma das mais icónicas do país, com direito a jardim tirado de conto de fadas e tudo. Um sítio onde pode encontrar espécies de árvores de todo o mundo, da Austrália à África do Sul.

O melhor: A Fonte dos Amores é uma aposta ganha em qualquer encontro romântico.

Publicidade
  • Viagens
  • Grande Porto

Este parque ambiental é o destino ideal para um dia em família. São 24 hectares onde não falta espaço para andar de bicicleta, caminhar ou piquenicar. Ainda pode espreitar o jardim de ervas aromáticas e alimentar os patos no lago.

O melhor: O Centro de Educação Ambiental tem actividades lúdicas durante todo o ano.

  • Viagens

No século XIX, a Tapada Nacional de Mafra era o destino preferido da corte para caçar. Hoje, seja a pé, de bicicleta, a cavalo, de comboio ou mesmo de charrete, o importante é cruzar-se com os veados, os lobos-ibéricos, as raposas ou os javalis.

O melhor: É possível passar férias na Casa de Campo, preparada para turismo rural.

Faça as malas

  • Viagens
  • Escapadas

Férias de Verão, escapadinhas ou um fim-de-semana. Qualquer uma das hipóteses é uma boa desculpa para fazer as malas e partir à descoberta do Gerês, um dos paraísos no Norte de Portugal. A equipa da Time Out explorou aldeias e serras, provou a gastronomia local e preencheu este artigo com boas histórias. No fim? Ficámos com muita vontade de voltar. Siga-nos o rasto.

Publicidade
  • Hotéis

Apetece-lhe viajar por este país fora e experimentar espaços novos? Então preste atenção à informação que se segue. Nos últimos seis meses fartaram-se de abrir portas de norte a sul (e ainda bem). Nas grandes cidades do litoral, nas pequenas vilas do Alentejo, no extremo norte ou nas terras mais a sul, há de tudo nestes novos hotéis.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade