Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 14 passeios para fazer na natureza
Ponte de Lima
© José Barata Em Ponte de Lima, há refúgios naturais para dar e vender

14 passeios para fazer na natureza

Num ano que se quer longe de enchentes, a natureza é verde sobre azul. Reunimos 14 passeios para fazer a pé, de bicicleta ou para observar aves.

Por Maria Monteiro
Publicidade

Em dias de sol abrasador, não há nada como fugir para o meio da natureza e ficar resguardado sob as copas frondosas das árvores. Muito mais num ano que se quer longe de enchentes e do bicharoco que se espraia tranquilamente entre elas. A menos de uma hora do Porto, abundam paraísos verdes onde se escuta pouco mais que a vida a trepar pelas árvores e a água de rios e lagoas que banham a paisagem e nos convidam a dar um mergulho. Com alguma sorte, ainda poder ver várias espécies de aves que chapinham na água ou que se passeiam entre a folhagem. Reunimos 14 passeios para fazer a pé, de bicicleta ou para praticar birdwatching.

Recomendado: Piscinas naturais em Portugal para mergulhar na natureza

14 passeios para fazer na natureza:

Sistelo
Sistelo
© DR

Passadiços do Sistelo, Arcos de Valdevez

Na aldeia conhecida como “Tibete Português”, graças aos impressionantes socalcos que contrariam a aridez do solo para cultivar cereais e criar gado, a fusão entre natureza e património é perfeita. Quase sempre junto ao rio Vez, há 10 km com verde a perder de vista e convidativas cascatas e lagoas, além de estruturas medievais como a Ponte de Vilela e o Castelo do Visconde de Sistelo, ermidas, espigueiros ou moinhos. Pelo caminho, vai encontrar vacas que passeiam livremente pelas ruas. Leve fato de banho, já que há muito onde se refrescar neste troço da Ecovia do Vez (32 km que vão do Sistelo ao centro da vila).

WHC5+G3 Arcos de Valdevez

Moinhos de Jancido
Moinhos de Jancido
© Maria Monteiro

Moinhos de Jancido, Gondomar

Na Foz do Sousa, um silvado inacessível converteu-se, há dois anos, num dos trilhos mais bonitos da periferia. A intervenção voluntária de quatro amigos da terra possibilitou o restauro de cinco dos oito moinhos que ali funcionavam antigamente. A recuperação e abertura de trilhos ainda está a decorrer, mas já há um percurso de seis quilómetros transitável em dois níveis. Aventure-se pela estrada enquadrada por uma galeria folhosa, ou junto ao rio numa zona atravessada por cascatas e grutas. Além do edificado, a biodiversidade é o chamariz deste lugar com árvores autóctones, anfíbios e aves.

3GW8+R3 Foz do Sousa

Publicidade
Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva
© Tiago Martins

Passadiços do Paiva, Arouca

Na margem esquerda do rio Paiva, sobre imponentes penedos e escarpas, há 8 km de pura imersão na natureza. O percurso liga Areinho e Espiunca e pode arrancar em ambas, mas a primeira é considerada menos exigente, já que permite despachar logo as maiores subidas. O ziguezague pelas montanhas é acompanhado pelas águas bravas do rio, um dos mais limpos da Europa e um dos melhores para fazer rafting. A meio, pare na praia fluvial do Vau e vá a banhos com uma vista cénica. O trilho é linear, mas se não quiser fazer ida e volta, há serviço de transfer em táxi. A entrada custa 2€ e é grátis para crianças até 10 anos.

XR3F+3M Arouca

Fiães
Fiães
© DR

Passadiço de Fiães, Santa Maria da Feira

Se não está acostumado a grandes distâncias, este pode ser o passadiço ideal para si. Com apenas 4 km que se fazem em pouco mais de uma hora, fica entre Fiães e Corga do Lobão e é banhado pelo rio Uíma. Apesar do seu modesto tamanho, alberga uma grande beleza natural numa área essencialmente pantanosa e de vegetação densa. Pelo caminho, há  pequenas represas, canais de água, campos de regadio, uma torre de observação de aves e equipamentos desportivos. Aproveite as sombras abundantes para relaxar e apreciar a vida em redor. Afinal, não é preciso gastar as solas para ficar de alma (e vista) lavada.

XFPR+FF Fiães

Publicidade
Gresso
Gresso
© DR

Passadiços do Rio Gresso, Sever do Vouga

Também este trilho com 1,5 km prova que os passadiços não se medem aos palmos. Localizado em Sanfins, é um cenário idílico formado por corredores verdejantes, inúmeras cascatas, quatro pontes, algumas escadas em madeira e uma espécie de varanda que dá para a zona que envolve o rio. Ao longo deste curso de água, que deu nome a uma conhecida marca de lacticínios, há várias espécies de plantas e cogumelos. No Verão, é um local de eleição para praticar caminhada aquática, modalidade ainda pouco conhecida que consiste em caminhar no leito do rio, e que promete um passeio memorável e refrescante.

QMC8+FW Rocas do Vouga

Gramido
Gramido
© João Saramago

Ribeira de Abade a Gramido, Gondomar

Este percurso convida a pedalar sempre de olhos postos no rio Douro. São cerca de 2,6 km que vão do Freixo, no limite entre Porto e Gondomar, a Gramido. Quase sem declives, é ideal para ciclistas amadores ou experientes e pode ser feito nos dois sentidos. Seja qual for o ponto de partida, pode apreciar uma bonita paisagem e usufruir de equipamentos como parque de merendas ou parque infantil. Além de miradouros, jardins e praias fluviais, há várias esplanadas para beber algo fresco e contemplar o cenário envolvente.

4CQH+78 Freixo

Publicidade
Aguda
Aguda
© DR

Linha Azul, Vila Nova de Gaia

A orla costeira de Gaia é famosa entre os veraneantes da região, já que está muito bem servida a nível de praias. Contudo, quem preferir um dia mais activo encontra ali uma das mais bonitas pistas do litoral, com cerca de 20 km que ligam o Cais de Gaia a Espinho. O percurso atravessa a malha urbana e conduz os ciclistas por aldeias e vilas piscatórias como Afurada, Aguda e Granja, bonitas praias com dunas e vasta fauna e flora, e ícones da região como a Capela do Senhor da Pedra. E ainda pode ir a banhos.

49QR+X6 Porto

Gresso
Gresso
© DR

Ria de Aveiro, Aveiro

É a menina dos olhos dos locais e um postal admirado por visitantes. Recentemente, a ria de Aveiro ganhou uma via pedonal e ciclável com 7 km que vão do centro da cidade a zonas mais rurais, como Mataduços, Póvoa do Paço ou Vilarinho. O trilho oferece uma interacção privilegiada com a laguna, pois faz-se todo ao lado ou em cima da água. Admire a passarada que ali se refugia e, depois, pare a bicicleta para assistir a um pôr-de-sol único, fruto da proximidade com o mar. Aproveite e pegue no telemóvel para eternizar o momento.

M947+WC Esgueira

Publicidade
Ecovia do Litoral Sul
Ecovia do Litoral Sul
© DR

Ecovia do Litoral Sul, Vila do Conde

O cheiro a maresia impera neste percurso com 8,6 km, quase todos assentes em passadiços sobrelevados de madeira entre as freguesias de Azurara e Labruge. As praias desafogadas de areia fina, onde convergem adeptos da pesca desportiva e de surf, são uma constante ao longo do caminho. Mas, se a vista panorâmica sobre o areal não for suficientemente convincente, aguarde pela chegada, onde está o Castro de S. Paio, o único povoado marítimo proto-histórico conhecido em Portugal. Há pinturas rupestres e tudo.

87Q5+W2 Azurara

Reserva Natural do Estuário do Douro
Reserva Natural do Estuário do Douro
© DR

Reserva Natural do Estuário do Douro, Vila Nova de Gaia

Com cerca de 20 hectares distribuídos por Porto e Vila Nova de Gaia, este é um local de peregrinação para observadores de aves e fotógrafos de natureza. Por ali, já foram avistadas mais de 100 espécies, entre aves migratórias e limícolas (que habitam zonas húmidas e lamacentas) e passeriformes. A paisagem protegida estende-se da Afurada ao Cabedelo, zona arenosa que reúne a maior variedade e quantidade de aves. O maçarico-das-rochas, a garça-real, o guincho-comum ou a rola-do-mar são algumas delas.

48PQ+V4 Vila Nova de Gaia

Publicidade
Lagoas de Ponte de Lima
Lagoas de Ponte de Lima
© DR

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, Ponte de Lima

A diversidade de habitats e espécies numa área reduzida faz deste o poiso de muita passarada, que se refresca em lagoas, cursos de água, prados húmidos, floresta e zonas agrícolas. Leve os binóculos e vá pelo passadiço enquadrado pela folhagem com passos leves. Para aumentar as hipóteses de ver a codorniz, a coruja-das-torres, a estrelinha-de-cabeça-listrada ou o tordo-ruivo, fique de vigia na torre de observação. Se não tiver sorte, há bungalows e um parque de campismo. Descanse e volte no dia seguinte.

Q974+VX Arcos

Reserva Ornitológica de Mindelo
Reserva Ornitológica de Mindelo
© DR

Reserva Ornitológica de Mindelo, Vila do Conde

Entre a margem esquerda do rio Ave, em Vila do Conde, e a margem direita do rio Onda, em Matosinhos, está uma área pioneira na conservação da avifauna. São 380 hectares de cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e campos agrícolas, onde já se avistaram 81 espécies de aves. Nos vários pontos da reserva, há guarda-rios, guincho-comum, mocho-galego, poupa, gaio-comum ou vários tipos de andorinhas e pica-paus. Ponha os olhos no alto, mas não deixe de apreciar o areal repleto de vegetação.

87C7+CC Mindelo

Publicidade
Estuário do Cávado
Estuário do Cávado
© DR

Estuário do Cávado, Esposende

Apesar de estar muito próxima do meio urbano, esta continua a ser uma paisagem chamativa para as aves, já que integra vários lodaçais, sapais, matas aluviais e galerias ripícolas com abundante alimento e resguardo para a época de reprodução. De aves raras, como o cisne-mudo, o ganso-de-faces-brancas ou o pato-ferrugíneo a espécies de rapina como o gavião ou a águia-pesqueira, aqui há de tudo. Destaque para o miradouro com vista privilegiada para o rio, a cidade de Esposende e as serras envolventes.

G6G7+MW Fão

Barrinha de Esmoriz
Barrinha de Esmoriz
© DR

Barrinha de Esmoriz, Aveiro

Esta pequena lagoa, alimentada por duas ribeiras e ligada ao Atlântico por um canal, acolhe uma série de aves terrestres e aquáticas. Mas não estranhe se demorar a encontrá-las, pois apesar da sua humilde extensão, boa parte dela está tapada por um denso caniçal. É preciso embrenhar-se pelos 5 km de passadiço para ir ter ao observatório na margem. Há uma espécie de janela que permite ver a garça-real, o pato-real ou o pilrito-das-praias a chapinhar na água e a gozar a fresca dos arbustos. Se fizer silêncio, ainda melhor.

X982+9V Esmoriz

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade