Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 5 apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Estas apps vão fazê-lo relaxar
© DR Use as tecnologias para relaxar

5 apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena

Demasiado stress? Experimente estas aplicações de yoga e meditação para lidar com este tempo de isolamento.

Por Bárbara Baltarejo
Publicidade

É normal que nestes dias os níveis de stress aumentem. Afinal de contas, as notícias não são animadoras e a rotina, dentro de portas, está diferente. Contar os dias de isolamento é normal, pensar horas a fio em actividades para manter os miúdos entretidos também. Mas e que tal pôr o exercício físico em dia? Mexer-se é meio caminho andado para se sentir melhor, graças à libertação de endorfinas que o vão deixar mais bem-disposto. Há actividades que são pensadas especificamente para exercitar o corpo e a mente. Navegue por esta lista com aplicações de yoga e meditação para enfrentar a quarentena.

Recomendado: Três canais do YouTube para fazer exercício físico em casa

Cinco apps de yoga e meditação para enfrentar a pandemia

Estas apps vão fazê-lo relaxar
© DR

Headspace

Começar a meditar é muito mais fácil com a ajuda desta aplicação. O plano para iniciantes é gratuito e inclui sessões de três, cinco ou dez minutos e diferentes tipos de meditação. Há versões para pessoas mais ansiosas ou para ouvir antes de dormir, e pode até escolher uma voz masculina ou feminina. O único ponto menos positivo é que só está disponível em inglês. Se assim o permitir, a aplicação também lança no ecrã mensagens motivacionais durante o dia, o que é uma mais-valia em tempos de crise. 

Comece o dia a meditar
Edgar Ortiz

Medite.se

Esta aplicação é para quem prefere meditar em português – neste caso, português do Brasil, tendo em conta que é narrado principalmente por um terapeuta brasileiro, Tadashi Kadomoto. Depois de criar o perfil, todas as sessões já feitas ficam registadas para que possa acompanhar o seu percurso e perceber se está a evoluir com o tempo. Há um módulo de iniciação, várias sessões para crianças, meditações avançadas ou até músicas para relaxar, com sons de pássaros ou de água em movimento, por exemplo. Tudo gratuito.

Publicidade
Esta app quer proporcionar em casa a sensação de uma aula em estúdio
© DR

Down Dog

O objectivo desta aplicação é proporcionar, em casa, uma experiência semelhante à de uma aula de yoga em estúdio. Assim, todas as aulas têm a voz de um professor e música ambiente. Outro aspecto que distingue a Down Dog – este é o nome de uma das muitas posições de yoga – de outras aplicações é que nunca se repetem aulas. A cada entrada na app, é criada uma nova sequência de exercícios que seguem o método vinyasa, ou seja, flui-se entre posturas e a respiração acompanha os movimentos. À sua espera estão mais de 60 mil sequências.

Pode tentar 111 posturas de yoga
© DR

Ioga - Posturas e Aulas

Há quem prefira o yoga mais focado em posturas estáticas e há quem prefira uma aula de yoga mais fluida, com sequências de posturas que se conciliam também com a respiração. Para agradar a todos, existe a aplicação móvel Ioga - Posturas e Aulas. Para o primeiro grupo, há 111 posturas, com explicação em texto ou vídeo. No que diz respeito às aulas, dá para escolher entre sessões de equilíbrio, força ou flexibilidade e três níveis de prática: iniciante, intermédio ou avançado. A aplicação está disponível gratuitamente para Android.

Publicidade
Cinco minutos chegam para uma aula
© Bär Baer/ Flickr

Daily Yoga

Baixa, média ou alta. Estes são os três níveis de intensidade que pode escolher ao começar a fazer as aulas da Daily Yoga. Também é o utilizador quem decide a duração do exercício – não vale usar a desculpa de que só tem cinco minutos, porque há aulas com essa duração. Exercite-se.

Outras sugestões para a quarentena

Fender
© DR

Fender oferece aulas gratuitas para aprender a tocar guitarra

Notícias Música

A pensar nos que gostavam de aprender a tocar algum instrumento durante a quarentena, a Fender está a oferecer três meses de aulas de guitarra, baixo ou ukelele. Assim, pode aprender de forma gratuita e em sua casa. O anúncio foi feito no Twitter da empresa, que destaca a vontade de fazer a sua parte e deixar também a música fazer a sua: conectar as pessoas. Para aceder às aulas, basta fazer login com o seu email ou página de Facebook na plataforma Fender Play. Não perca tempo, pois as sessões estão limitadas aos primeiros 100 mil inscritos. Uma vez registado, aparece uma opção para escolher o instrumento que quer aprender a tocar: guitarra acústica, eléctrica, baixo ou ukelele. A recomendação é para treinar pelo menos três vezes por semana, durante cerca de sete minutos. Mas, sejamos sinceros, com tanto tempo livre nesta altura, quem é que vai ficar só pelos sete minutos? Importa também referir que não é imposto nenhum ritmo de aprendizagem, cada um faz a gestão das aulas. Se já souber uns acordes, pode sempre avançar. Se preferir, pode aprender só uma música. No entanto, quem não quer dar uma de Eric Clapton ou Slash dos Guns N' Roses? + Concertos em directo para ver em casa + MoMa oferece cursos gratuitos de arte online  Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Mayra Andrade
© DR

Concertos em directo para ver em casa

Notícias Música

Há quem diga que é um castigo por todas as vezes que fomos a um concerto e olhámos para o palco através de um ecrã. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, os músicos continuam a actuar em directo. Das suas casas, para todo o mundo. No sábado 4, o Festival Iminente vai ter uma edição online e solidária. O festival organizado por Vhils conta com actuações de nomes como Julinho KSD, Ana Moura, Mayra Andrade, Dino D'Santiago e DJ Marfox e vai ser transmitido via Instagram. O valor dos donativos reverte para os hospitais de referência no tratamento de Covid-19. Todas as noites, antes de deitar a filha, Miguel Araújo canta-lhe canções de embalar. Agora, todos podem ouvir esse momento em directo pelo Facebook, por volta das 21.00. “Faço isto há anos. Ocorreu-me que não me custava nada transmitir o momento diariamente. É algo em que eu posso ser útil. Não posso ser útil em mais nada, na realidade. Só com música. Muitas crianças acalmam e adormecem com estes mini-concertos em directo”, diz Miguel Araújo. Cada um em sua casa, mas a distância não os demove. Os Azeitonas estão a transmitir diariamente actuações em directo através do Facebook. Terça e quarta são os dias de Marlon, quinta e sexta são os dias de Nena, o fim-de-semana é de Salsa e a segunda-feira está reservada para conteúdos especiais. À sexta-feira, a plataforma Gerador desafia artistas portugueses de áreas culturais diferentes para conceberem um acto em conjunto. Esta semana conta com a en

Publicidade
Henrique Sá Pessoa
© Manuel Manso

Receitas em directo no Instagram do 24Kitchen

Notícias Comida

Com a rotina mais calma e a cozinha a ser mais vezes utilizada, começa a surgir o bichinho de aprender novas receitas e novos truques. Foi a pensar nesse tempo que pode ser passado em família na cozinha, e no proveito que se tira de uma refeição, que o canal televisivo 24Kitchen lançou uma nova rubrica, Às 18.00 na Cozinha. Durante esta semana e no início da próxima, alguns apresentadores do canal vão estar todos os dias em directo no Instagram. Começam esta segunda-feira com o chef Henrique Sá Pessoa, seguindo-se o chef pasteleiro Francisco Moreira na terça-feira, quarta-feira conte com Cátia Goarmon, quinta-feira terá a companhia de Iara Rodrigues e, por último, Filipa Gomes no dia 6 de Abril. O objectivo desta iniciativa é partilhar ideias, sugestões, responder a perguntas de fãs e ensinar receitas rápidas. Está também a decorrer um sorteio do livro Cozinha com Twist, de Filipa Gomes, até 2 de Abril.  + Hora de Encomendar: este site diz-lhe quem faz entregas do comércio mais próximo + Em todo o país há chefs a cozinhar para quem mais precisa Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.  

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade