Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As bailarinas de Degas dançam no NorteShopping

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

1/5
© Mariana Valle Lima
2/5
© Mariana Valle Lima
3/5
© Mariana Valle Lima
4/5
© Mariana Valle Lima
5/5
© Mariana Valle Lima

As bailarinas de Degas dançam no NorteShopping

Há 26 gravuras de Degas pela primeira vez em Portugal, recriações fotográficas, obras de Paula Rego, figurinos, espectáculos de bailado e workshops, para ver e fazer na homenagem ao ballet e ao artista francês, no NorteShopping até 30 de Maio

Por Time Out em associação com NorteShopping
Publicidade

As bailarinas de Degas invadiram as Praças Centrais do NorteShopping para uma exposição inédita em Portugal, composta por 26 gravuras originais do pintor, escultor e desenhador francês, conhecido pelas suas pinturas femininas. A acompanhar as gravuras há recriações em fotografia de cinco trabalhos de Degas, pela bailarina Carlota Rodrigues; quatro obras da pintora Paula Rego; seis figurinos vindos de teatros internacionais renomados, como o Staatstheater Ballet Augsburg, na Alemanha, e o Teatro alla Scala Milão, em Itália; e uma pintura de Helena de Medeiros, que ligam as figuras de Degas ao século XXI.

Esta homenagem ao ballet e ao responsável por legitimá-lo no mundo da arte foi inspirada no livro Degas. Danse. Dessin, do filósofo e escritor Paul Valéry. Este descreveu a relação do pintor com o seu processo criativo, numa linguagem ao mesmo tempo íntima e universal, que pode ser apreciada através de imagens de bailarinas, quase sempre nos bastidores. Os traços delicados do impressionista francês retratam cenas como o calçar das sapatilhas, os exercícios de aquecimento, o definir da postura e o encontrar o lugar em palco, com os joelhos dobrados, a curva dos braços que se erguem para o plié perfeito e a nudez cansada a dar a sensação de movimento que caracteriza a obra do artista.

Degas

Com obras expostas nos mais conceituados museus do mundo, Edgar Degas é considerado um dos pintores mais importantes e influentes da História de Arte. Entre desenhos, pinturas, pastéis e esculturas, estima-se que produziu cerca de 1500 trabalhos sobre o ballet, mais de metade da sua obra. O interesse surgiu na década de 70, época em se tornou presença assídua em apresentações de ballet na Ópera de Paris e ficou conhecido por retratar os bastidores e estudar o movimento das bailarinas.

Paula Rego

Os retratos de Paula expostos no NorteShopping representam muito mais do que meras bailarinas - figuras que começou a pintar quando ainda era criança - ou bailados. Têm a vocação narrativa de contar, de forma semicodificada, histórias pessoais, biográficas, muitas delas das suas memórias de infância, disfarçadas de histórias conhecidas, como um conto de fadas ou um clássico literário. Em The Dance (1988), por exemplo, o público encontra a distorção subtil de uma feliz realidade. Já nas obras de 1996, as bailarinas distorcidas e distraídas levantam questões sobre o poder feminino, exprimindo uma certa animalidade.

Helena de Medeiros

A elegância dos figurinos de Helena de Medeiros, que além de pintora também é cenógrafa e designer de vestuário para ballet contemporâneo, cinema, teatro e ópera, transportam os visitantes da exposição para o mundo do espectáculo.

Calendário de actividades

© Mariana Valle Lima

11 de Maio

A Escola Domus Dança (EDD) vai orientar dois workshops de Introdução à Dança no NorteShopping. O primeiro acontece às 15.00, para crianças com idades compreendidas entre os cinco e os sete anos, e o segundo às 16.00, para miúdos dos oito aos dez anos.

© Mariana Valle Lima

26 de Maio

Às 17.00, o NorteShopping torna-se o palco dos jovens bailarinos portugueses com uma carreira internacional em ascensão. Vão interpretar excertos dos bailados Paquita e Bolero, bem como uma coreografia original que remete o público para o imaginário de Degas.

Publicidade
© Mariana Valle Lima

Até 30 de Maio

A exposição poderá ser visitada todos os dias nas Praças Centrais do centro comercial, entre as 10.00 e a 00.00.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade