Pícua
© Eduardo Martins | Os apartamentos PLENO, no Parque da Pícua
© Eduardo Martins

Do PLENO ao Porto: tudo o que consegue ver e fazer a 15 minutos de carro

A proximidade ao Porto é uma das grandes vantagens de viver no PLENO, na Pícua. Estas são 10 atracções a que consegue chegar em apenas 15 minutos.

Publicidade

Apesar de pequena, a zona da Pícua, na Maia, tem tudo o que possa necessitar: o parque com ginásio ao ar livre, talho, peixaria, vários cafés e restaurantes, escolas, a farmácia e até as piscinas. Mas, principalmente ao fim-de-semana e com bom tempo, a vontade de ir passear cresce e o destino mais óbvio? É o Porto, claro. Estes são 10 sítios que consegue visitar nas redondezas portuenses, a cerca de 15 minutos de carro.

O que pode ver e fazer a 15 minutos do PLENO

Quinta do Covelo

Com oito hectares e não tão concorrida como, por exemplo, o Parque da Cidade, a Quinta do Covelo é uma opção perfeita para um passeio de fim-de-semana em família, já que o parque infantil é um dos maiores e mais completos da cidade. E os pais podem ficar a observar tranquilamente da esplanada, mesmo ao lado. Para os mais atletas, os jardins escondem vários trilhos para caminhadas ou corridas, uma pista de dirty-jump/BTT e também há equipamentos de calistenia. Aqui, até a família de quatro patas é bem-vinda, já que a Quinta do Covelo oferece 3.800m² de jardim canino, completo com bebedouros, bancos e dispensador de sacos para recolha de dejetos.

Estádio do Dragão

Força Porto, faz um golo! Se for adepto ferrenho, está no sítio certo. E, mesmo que não seja, a emoção de um grande jogo captura qualquer um. A apenas 15 minutos de carro, pode aproveitar para sair de casa mais cedo e evitar o trânsito. E, se nunca viveu no Norte, não há melhor ocasião para experienciar o espírito portuense.

Publicidade

Parque de São Roque

Para desanuviar antes do jogo, ou apenas para passear, o Parque de São Roque, ou Quinta da Lameira, tem quatro hectares disponíveis para o seu relaxamento e diversão. A atracção principal é o elegante labirinto de sebes, onde as crianças adoram brincar, e o ambiente romântico - viabilizado pelas centenas de bonitas camélias, o chafariz em ferro forjado, o lago e a ponte - faz do Parque de São Roque um bom destino para um passeio a dois.

Terminal Intermodal de Campanhã (TIC)

No Terminal Intermodal de Campanhã, os autocarros entram e saem às dezenas todas as horas, com os mais variados destinos. Quando há necessidade de viajar para mais longe, por vezes esta é a única e melhor opção, juntamente com o comboio, também ali ao lado. Quer venha de viatura própria (que pode deixar no parque de estacionamento do TIC) ou à boleia, saiba que está apenas a cerca de 15 minutos.

Publicidade

Yuko Tavern

A boa restauração portuense não se cinge à Baixa. A Yuko Tavern, na Areosa, a apenas 10 minutos, oferece uma das mais populares e adoradas francesinhas da cidade. Com quase 40 anos de história, o segredo do molho da iguaria da casa está fechado a sete chaves. Peça-a com ovo ou sem ovo, mas não se esqueça de reservar, já que a casa costuma estar cheia.

Parque Urbano de Rio Tinto

Um verdadeiro tesouro verde no coração citadino. O Parque Urbano de Rio Tinto estende-se ao longo de vários quilómetros e pode ser plenamente explorado através dos passadiços que o atravessam na íntegra. Para os mais jovens, há escorregas, baloiços, um parque de skate e áreas de escalada. No centro do parque, encontra ainda um café e uma zona grande para merendas, mas o destaque vai para o riacho, ao lado, onde vários patos e aves se banham e maravilham os visitantes.

Publicidade

Feira da Vandoma

A Vandoma foi criada por estudantes que queriam vender roupa e livros usados nos anos 70 e tem-se vindo a tornar uma das mais importantes feiras portuenses. Várias décadas e localizações depois, a sua oferta alargou-se. Além da roupa e livros, também pode aqui encontrar brinquedos, jogos, pequenos móveis, plantas, utensílios para a casa e até aparelhos electrónicos. Realiza-se, actualmente, na Avenida 25 de Abril e é outra das localizações onde o espírito portuense não falta. O estacionamento não é problema.

São Rock Climbing

Para cima é o caminho. Se antes a escalada era sinónimo de montanha e ar livre, a sua versão indoor veio mudar isso. A escalada interior é um desporto que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs, de todas as idades e capacidades físicas. O São Rock Climbing, junto a Campanhã, antecipou-se à moda, em 2020, e foi o primeiro local destinado à modalidade no Porto. Há paredes para todos os níveis - até para as crianças - e, caso esteja confuso, já existem circuitos definidos conforme níveis de dificuldade. Para uma pausa do exercício, pode dirigir-se ao balcão, onde servem bebidas e pequenos snacks.

Publicidade

Outsite Mouco

Um hotel coliving que também é café, espaço de cowork e sala de espectáculos. Se trabalha remotamente, mas prefere um cenário diferente, este é o local ideal. Pode optar por ficar no café, na esplanada, na sala de discos ou no andar inferior, onde encontra uma série de equipamentos específicos, como phone booths, monitores e até uma sala para gravação de podcasts. Se vier em família, pode aproveitar um concerto, uma aula de yoga, os jardins e até a piscina, durante o Verão.

3D Fun Art Museum

Localizado perto do Marquês, no 3D Fun Art Museum convém vir munido de câmara profissional, ou pelo menos de telemóvel carregado. O espaço consiste numa série de salas ornamentadas por imagens 3D, que criam ilusões ópticas quando fotografadas em contraste com pessoas. Se nunca visitou nada do género, não se preocupe: a equipa está lá para ajudá-lo e à sua família ou grupo a tirar a melhor fotografia possível. Desde selfies com macacos, um murro do Floyd Mayweather ou viajar no espaço, os risos estão garantidos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade