Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os eventos que pode ver na internet, em streaming
zoo de lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Neste período especialmente difícil, a agenda cultural online continua forte. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa.

Por Editores de Time Out
Publicidade

A ordem é outra vez para ficar em casa tanto quanto possível e evitar aglomerados de pessoas. Com o Estado de Emergência em vigor, muitos eventos continuam cancelados ou foram adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir apanhar sol para os jardins ou ver um grande concerto sem medos. Mas nada tema: olhe para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que se realizam noutras geografias, de norte a sul do país e até no estrangeiro.

Recomendado: Leia as edições digitais da Time Out Portugal

Os eventos que pode ver na internet, em streaming:

planeta
planeta
Paige Cody

1. Food With Conscience

Tem dúvidas sobre o que é uma alimentação saudável e sustentável? Quer fazer a sua parte na preservação do planeta mas não sabe por onde começar? No Food With Conscience, marcado para 16 de Janeiro, poderá encontrar a inspiração e o conhecimento necessários para começar a fazer a diferença com mais consciência. A programação conta com 34 palestrantes, para abordar temas como a alimentação à base de plantas, a revolução das minhocas e da reciclagem orgânica e até o impacto da alimentação no nosso equilíbrio físico e emocional. O acesso a todas as sessões no dia do evento é completamente gratuito, mas por 15€ poderá ficar com o conteúdo em vídeo, para ver mais tarde.

exposição ópera chinesa
exposição ópera chinesa
Museu do Oriente

2. Workshops online do Museu do Oriente

Notícias Vida urbana

O Museu do Oriente começou o ano a querer dar que fazer aos seus visitantes, sem terem que sair de casa. A dupla de artistas Nic e Inês vai dar aulas dedicadas à arte do papel (35€). O próximo workshop é já no dia 16 de Janeiro, entre as 10.00 e as 13.00, e foca-se na Etegami, a arte do postal japonês, uma técnica criada pelo artista de caligrafia Kunio Koike nos anos 60. Os participantes não precisam de ter jeito para o desenho para conseguirem criar imagens para os postais. No final, cada pessoa criará um carimbo próprio e pessoal como uma espécie de imagem de marca, feita através de borrachas.

Publicidade
The Legendary Tigerman
The Legendary Tigerman
© DR

3. Music Feeds

Notícias Música

Chama-se Music Feeds, vai realizar-se nos dias 28 e 29 de Janeiro, sempre a partir das 20.00, e é uma iniciativa da Everybody Belongs Here​, uma organização sem fins lucrativos, que junta membros da comunidade artística no Reino Unido, EUA e Portugal. A ideia é “conseguir ajudar da melhor maneira possível” artistas e profissionais da música que têm passado por dificuldades nos últimos meses. O cartaz inclui nomes internacionais e nacionais, como Sam Smith, Fontaines D.C.ou The Legendary Tigerman, entre muitos outros.

Isto vai dar merda
Isto vai dar merda
Sónia Teles Fernandes, fundadora do ‘Isto vai dar merda’

4. Isto vai dar merda

Notícias Vida urbana

Discutir os assuntos do momento de forma honesta e sem pressões. É este o objectivo de Sónia Teles Fernandes, a promotora do evento online Isto vai dar merda. A primeira edição vai focar-se na pandemia, com duas conversas por semana, até 4 de Fevereiro, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 21.30. Entre os vários convidados, encontram-se nomes como o de Miguel Poiares Maduro, Pedro Boucherie Mendes, Joana Lobo Antunes e até Fernando Ribeiro, dos Moonspell. A agenda completa pode ser consultada aqui.

Publicidade
Temporada 4 de 'The Crown'
Temporada 4 de 'The Crown'
© Netflix

5. The Queen and The Crown

Notícias Filme

O Museu de Brooklyn, nos EUA, está de portas abertas ao mundo, mas em modo virtual. Numa parceria com a Netflix, o museu nova-iorquino inaugurou a exposição “The Queen and The Crown: A Virtual Costume Exhibition”, que explora o papel que a moda tem na vida das principais protagonistas de The Crown e Gambito de Dama (The Queen’s Gambit, no original). As peças de roupa foram seleccionadas por Matthew Yokobosky, curador sénior de moda e material cultural do Museu de Brooklyn, e podem ser vistas não só em fotografias de detalhe como também em clipes de vídeo.

6. Oysho Sport Hub

A Oysho, que faz parte do grupo Inditex, há muito que deixou de ser apenas uma marca de roupa desportiva e calçado confortável. Este ano, estreou o seu novo projecto virtual Oysho Sport Hub, para que possa tirar um pouco do seu dia para relaxar e descontrair através de treinos online gratuitos, dentro de diferentes níveis de ioga e treino funcional.

Publicidade
exposição mil passáros
exposição mil passáros
Fotografia: Associação Qe (Quinta Essência)

7. Exposição Mil Pássaros

Parte do programa educativo da Capital Verde Europeia, o projecto Mil Pássaros, Mil Lugares em Lisboa desafiava a comunidade escolar e respectivas famílias a construir pássaros em papel, que depois seriam integrados numa instalação colectiva – a “Constelação Artístico-Educativa Mil Pássaros”. Com a pandemia, o projecto ficou parado mas a Companhia de Música Teatral decidiu reinventá-lo e abrir o desafio a todos. O resultado virou exposição numa Google Drive de portas abertas.

agricultura urbana
agricultura urbana
Fotografia: Manish Chandra/ Unsplash

8. Mãos à Horta

Como criar uma horta biológica no quintal ou até mesmo numa varanda? O curso Mãos à Horta, promovido pelo município da Moita, saltou para as transmissões online com vídeos que o ajudam a pôr “Mãos à Horta”. O primeiro episódio, disponível no Youtube, ensina a criar uma horta biológica de um metro quadrado no espaço de um quintal ou varanda. Mas este é apenas um dos vários episódios que compõem a versão online deste curso gratuito.

Publicidade
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
© Alireza Pakdel

9. José Saramago na Caricatura Internacional

A galeria Art Spot, do Alameda Shop & Spot, tem vindo a mostrar regularmente os melhores trabalhos do PortoCartoon – World Festival, resultado de uma parceria com o Museu Nacional da Imprensa. No Verão de 2020, lançou mais uma exposição para ver online no site do centro comercial. E não é uma exposição qualquer. José Saramago na Caricatura Internacional, inaugurada originalmente em 2013, marcou a abertura do “sector de caricaturas sobre grandes figuras nacionais e estrangeiras”. Actualmente, já acumula nomes como Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira ou Charlie Chaplin.

zoo de lisboa
zoo de lisboa
Fotografia: Jardim Zoológico de Lisboa

10. O Zoo Responde

O Jardim Zoológico de Lisboa continua a lançar diferentes séries de vídeos no seu canal de Youtube, incluindo directos com biólogos e os chamados “Contos do Zoo”, um novo projecto, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, que dá voz aos programas de conservação e às espécies ameaçadas. Para aprender mais sobre os animais e até as alterações climáticas, basta subscrever.

Publicidade
Christmas is Coming
Christmas is Coming
Ticketline Live Stage

11. Ticketline Live Stage

Se é verdade que a pandemia trouxe dificuldades acrescidas ao meio artístico, por outro lado também tem permitido reinventar o sector, com a transmissão continuada de espectáculos online. Agora, a Ticketline tem uma plataforma de streaming, para permitir ao público assistir a eventos em qualquer parte do mundo. O Ticketline Live Stage estreou-se a 18 de Julho com a transmissão do espectáculo “Desconfinando e Rindo”, de Herman José. Mas a agenda continua imparável, com workshops, concertos, peças de teatro e até com eventos de maior porte, com concursos e festivais.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade