
Os eventos que pode ver na internet, em streaming
Neste período especialmente difícil, a agenda cultural online continua forte. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa.
A ordem é outra vez para ficar em casa tanto quanto possível e evitar aglomerados de pessoas. Com o Estado de Emergência em vigor, muitos eventos continuam cancelados ou foram adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir apanhar sol para os jardins ou ver um grande concerto sem medos. Mas nada tema: olhe para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que se realizam noutras geografias, de norte a sul do país e até no estrangeiro.
Recomendado: Leia as edições digitais da Time Out Portugal
Os eventos que pode ver na internet, em streaming:


1. Food With Conscience
Tem dúvidas sobre o que é uma alimentação saudável e sustentável? Quer fazer a sua parte na preservação do planeta mas não sabe por onde começar? No Food With Conscience, marcado para 16 de Janeiro, poderá encontrar a inspiração e o conhecimento necessários para começar a fazer a diferença com mais consciência. A programação conta com 34 palestrantes, para abordar temas como a alimentação à base de plantas, a revolução das minhocas e da reciclagem orgânica e até o impacto da alimentação no nosso equilíbrio físico e emocional. O acesso a todas as sessões no dia do evento é completamente gratuito, mas por 15€ poderá ficar com o conteúdo em vídeo, para ver mais tarde.
2. Workshops online do Museu do Oriente
O Museu do Oriente começou o ano a querer dar que fazer aos seus visitantes, sem terem que sair de casa. A dupla de artistas Nic e Inês vai dar aulas dedicadas à arte do papel (35€). O próximo workshop é já no dia 16 de Janeiro, entre as 10.00 e as 13.00, e foca-se na Etegami, a arte do postal japonês, uma técnica criada pelo artista de caligrafia Kunio Koike nos anos 60. Os participantes não precisam de ter jeito para o desenho para conseguirem criar imagens para os postais. No final, cada pessoa criará um carimbo próprio e pessoal como uma espécie de imagem de marca, feita através de borrachas.
3. Music Feeds
Chama-se Music Feeds, vai realizar-se nos dias 28 e 29 de Janeiro, sempre a partir das 20.00, e é uma iniciativa da Everybody Belongs Here, uma organização sem fins lucrativos, que junta membros da comunidade artística no Reino Unido, EUA e Portugal. A ideia é “conseguir ajudar da melhor maneira possível” artistas e profissionais da música que têm passado por dificuldades nos últimos meses. O cartaz inclui nomes internacionais e nacionais, como Sam Smith, Fontaines D.C.ou The Legendary Tigerman, entre muitos outros.
4. Isto vai dar merda
Discutir os assuntos do momento de forma honesta e sem pressões. É este o objectivo de Sónia Teles Fernandes, a promotora do evento online Isto vai dar merda. A primeira edição vai focar-se na pandemia, com duas conversas por semana, até 4 de Fevereiro, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 21.30. Entre os vários convidados, encontram-se nomes como o de Miguel Poiares Maduro, Pedro Boucherie Mendes, Joana Lobo Antunes e até Fernando Ribeiro, dos Moonspell. A agenda completa pode ser consultada aqui.
5. The Queen and The Crown
O Museu de Brooklyn, nos EUA, está de portas abertas ao mundo, mas em modo virtual. Numa parceria com a Netflix, o museu nova-iorquino inaugurou a exposição “The Queen and The Crown: A Virtual Costume Exhibition”, que explora o papel que a moda tem na vida das principais protagonistas de The Crown e Gambito de Dama (The Queen’s Gambit, no original). As peças de roupa foram seleccionadas por Matthew Yokobosky, curador sénior de moda e material cultural do Museu de Brooklyn, e podem ser vistas não só em fotografias de detalhe como também em clipes de vídeo.
6. Oysho Sport Hub

A Oysho, que faz parte do grupo Inditex, há muito que deixou de ser apenas uma marca de roupa desportiva e calçado confortável. Este ano, estreou o seu novo projecto virtual Oysho Sport Hub, para que possa tirar um pouco do seu dia para relaxar e descontrair através de treinos online gratuitos, dentro de diferentes níveis de ioga e treino funcional.


7. Exposição Mil Pássaros
Parte do programa educativo da Capital Verde Europeia, o projecto Mil Pássaros, Mil Lugares em Lisboa desafiava a comunidade escolar e respectivas famílias a construir pássaros em papel, que depois seriam integrados numa instalação colectiva – a “Constelação Artístico-Educativa Mil Pássaros”. Com a pandemia, o projecto ficou parado mas a Companhia de Música Teatral decidiu reinventá-lo e abrir o desafio a todos. O resultado virou exposição numa Google Drive de portas abertas.


8. Mãos à Horta
Como criar uma horta biológica no quintal ou até mesmo numa varanda? O curso Mãos à Horta, promovido pelo município da Moita, saltou para as transmissões online com vídeos que o ajudam a pôr “Mãos à Horta”. O primeiro episódio, disponível no Youtube, ensina a criar uma horta biológica de um metro quadrado no espaço de um quintal ou varanda. Mas este é apenas um dos vários episódios que compõem a versão online deste curso gratuito.


9. José Saramago na Caricatura Internacional
A galeria Art Spot, do Alameda Shop & Spot, tem vindo a mostrar regularmente os melhores trabalhos do PortoCartoon – World Festival, resultado de uma parceria com o Museu Nacional da Imprensa. No Verão de 2020, lançou mais uma exposição para ver online no site do centro comercial. E não é uma exposição qualquer. José Saramago na Caricatura Internacional, inaugurada originalmente em 2013, marcou a abertura do “sector de caricaturas sobre grandes figuras nacionais e estrangeiras”. Actualmente, já acumula nomes como Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira ou Charlie Chaplin.


10. O Zoo Responde
O Jardim Zoológico de Lisboa continua a lançar diferentes séries de vídeos no seu canal de Youtube, incluindo directos com biólogos e os chamados “Contos do Zoo”, um novo projecto, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, que dá voz aos programas de conservação e às espécies ameaçadas. Para aprender mais sobre os animais e até as alterações climáticas, basta subscrever.


11. Ticketline Live Stage
Se é verdade que a pandemia trouxe dificuldades acrescidas ao meio artístico, por outro lado também tem permitido reinventar o sector, com a transmissão continuada de espectáculos online. Agora, a Ticketline tem uma plataforma de streaming, para permitir ao público assistir a eventos em qualquer parte do mundo. O Ticketline Live Stage estreou-se a 18 de Julho com a transmissão do espectáculo “Desconfinando e Rindo”, de Herman José. Mas a agenda continua imparável, com workshops, concertos, peças de teatro e até com eventos de maior porte, com concursos e festivais.