Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Guia para um São João no Porto perfeito

Guia para um São João no Porto perfeito

Comprar sardinhas, participar na construção de cascatas ou saber o que fazer durante as festividades. Aqui tem um guia para um São João no Porto perfeito

Por Bárbara Baltarejo |
Publicidade
São João Porto
© Filipa Brito Noite de São João

Arraialeiro que se preze (sim, a palavra existe no dicionário), prepara a festa com a devida antecedência. Por isso, se se considera um folião de primeira, vai gostar de saber que lhe fizemos um guia para um São João no Porto perfeito. Nesta lista damos-lhe dicas de onde comprar sardinhas, martelos ou manjericos, e de como ajudar a construir as cascatas de São João. Aproveite e admire a cidade em festa do topo de uma roda gigante. Divirta-se, porque a noite mais longa do ano está quase a chegar.

Guia para um São João perfeito

Compras, Mercados e feiras

Compre sardinhas no Mercado Municipal de Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos é a terra do peixe e o mercado municipal é um dos melhores sítios para abastecer a sua despensa. Além de sardinhas fresquinhas, por lá vai encontrar muitos legumes e frutas para encher a sua mesa de arraial. 

 

Martelo do São João
© DR
Coisas para fazer

Espreite os martelinhos de São João no Palácio das Artes

Flores

Até ao último dia do mês, o Palácio das Artes acolhe dezenas de versões de um dos símbolos mais característicos do São João - o martelinho. De homenagens a figuras da cidade, a ilustrações da gastronomia local, passando por evocações aos turistas, os trabalhos tomam diferentes formas: objectos, 2D e até vídeo. A entrada é livre.

Publicidade
Aqui os manjericos não passam despercebidos
© FAHR

Admire uma exposição de manjericos

Desenhada por Hugo Reis e Filipa Frois Almeida, dois arquitectos da FAHR, esta instalação de manjericos é também uma peça de arte. Está na Praça General Humberto Delgado à espera de ser admirada e fotografada. 

Nesta roda pode ter uma vista privilegiada sobre a cidade
© DR

Dê uma volta na Roda Gigante e veja a cidade de cima

Como já é habitual, todos os anos a Rotunda da Boavista recebe uma série de diversões. Entre carrinhos de choque, carrosséis e uma roda gigante, a diversão está garantida. Mas há mais. Os divertimentos estendem-se também à Avenida D. Carlos I, na Foz, à Alameda das Fontainhas e ao Largo do Cacém, em Lordelo. 

 

Publicidade
Há várias oficinas de entrada livre para ajudar a construir a Cascata Comunitária de São João
© Porto Lazer
Compras

Ajude a construir a Cascata Comunitária do Mercado do Bolhão

Porto

Ao longo do mês de Junho os portuenses vão criar uma Cascata Comunitária de São João, que ficará exposta no Mercado Temporário do Bolhão a partir de dia 22. Se quiser deixar o seu contributo, basta participar num dos workshops que acontecem até dia 16. A entrada é livre e pode fazê-lo num destes três locais: no próprio mercado, na BRÂMICA - Oficina de Cerâmica ou na BOA - Bombarda Oficinas de Artes. 

Brigarico

Coma doces alusivos à festividade

Sardinhas de chocolate, éclairs ou brigadeiros em forma de manjerico? Sim, é tudo o que precisa para forrar o estômago antes, durante e depois da festa. As sardinhas de chocolate belga ou de chocolate negro são um produto mítico da portuense Arcádia, especialmente quando o São João bate à porta. Já a Leitaria da Quinta do Paço criou um éclair para os santos populares. Mantém a massa choux, o chantilly e a cobertura de doce do Porto, mas juntou-lhe pepitas granuladas verdes. A Brigadão lançou o brigarico. Um brigadeiro tradicional mas com a forma de um dos símbolos do São João: o manjerico. 

Publicidade
O manjerico é um dos símbolos dos santos populares
© DR

Compre manjericos pelas ruas da cidade

Os manjericos estão por todo o lado. No largo da Estação de São Bento há uma enorme banca com manjericos de todos os tamanhos. Ponha-lhes a mão e deixe-se contagiar pelo aroma e pelas tradicionais quadras são-joaninas. Também pode encontrar outras vendedoras na Praça da República ou junto à Torre dos Clérigos.

Mais coisas para fazer no Porto

Selecção Nacional
© DR
Coisas para fazer

Nove sítios para ver o Mundial 2018

O primeiro jogo da Selecção Nacional está marcado para 15 de Junho, sexta-feira, e o melhor é começar já a fazer planos e a organizar o grupo de amigos para que possam a estreia de Portugal no Mundial 2018. Nesta lista tem nove sítios para ver o Mundial 2018, com alternativas válidas para todas as condições meteorológicas.

Publicidade
Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.

You may also like

    Publicidade