Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Quatro concursos literários para se entreter na quarentena
Todos estes concursos têm prémios para o vencedor
© DR Todos estes concursos têm prémios para o vencedor

Quatro concursos literários para se entreter na quarentena

Há muitas formas de passar a quarentena. Escrever é uma delas, e se houver um prémio no horizonte ainda melhor, por isso aproveite estes concursos literários.

Por Bárbara Baltarejo e Renata Lima Lobo
Publicidade

Se pertence ao grupo de pessoas que não aguenta um único dia longe de um livro, provavelmente também já deu conta que se têm multiplicado os projectos literários nestes tempos de pandemia. Obrigados a estar dentro de portas, há 24 horas para passar e não é boa ideia estar sempre ligado a ecrãs, seja a televisão, o computador ou o tablet – no entanto, há que admitir que há muitas e boas séries para ver por aí. Pôr um bom disco a tocar e passar as palavras para o papel pode ser uma boa alternativa para passar o tempo. Depois, inscreva-se num destes quatro concursos literários para se entreter na quarentena.

Recomendado: Três livros sobre outras pandemias

 

Quatro concursos literários para se entreter na quarentena

O concurso é para jovens escritores
O concurso é para jovens escritores
© Glenn Carstens-Peters

A Sea of Words

Chama-se “A Sea of Words” e desafia os jovens entre os 18 e os 30 anos a passarem para o papel, de uma forma original, a sua perspectiva sobre as alterações climáticas na zona do Mediterrâneo e sobre os objectivos das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Não é um tema fácil, mas há uma recompensa: os melhores textos serão publicados num livro digital. Devem ter um máximo de 2500 palavras e podem ser escritos em qualquer língua da região do Mediterrâneo. A organização é do Instituto Europeu do Mediterrâneo (IEMed) e da Fundação Anna Lindh.

Todos estes concursos têm prémios para o vencedor
Todos estes concursos têm prémios para o vencedor

Prémio Literário Pedro da Fonseca

Pedro da Fonseca foi um filósofo nascido em Proença-a-Nova, em 1528. Conhecido como o “Aristóteles português”, o seu nome foi escolhido para baptizar o prémio literário da cidade que o viu nascer, uma iniciativa que pretende valorizar as tradições e as características do concelho. A data limite para a submissão de textos era dia 31 de Março, mas a Câmara Municipal alargou o prazo até 29 de Maio, devido às circunstâncias excepcionais em que vivemos. Assim, tem tempo para escrever um conto ou um conjunto de poemas sobre a gastronomia do concelho, o tema deste ano. Qualquer cidadão pode participar e o melhor em cada categoria (prosa e poesia) recebe um prémio de 1500€. Se quiser conhecer melhor tão rica gastronomia, o município sugere que espreite o seu canal no YouTube ou o site oficial.

Publicidade
O prémio é uma viagem a uma capital europeia
O prémio é uma viagem a uma capital europeia

Prémio Literário Albertino dos Santos Matias

É promovido pela Fundação Lapa do Lobo, um pólo de desenvolvimento cultural e social no concelho de Nelas (Viseu), mas a participação está alargada a todo o território nacional. O vencedor será quem escrever o melhor conto e o prémio é uma viagem de três noites a uma capital europeia (voo + hotel + 250€ para despesas de alimentação), numa data a combinar. A fundação irá também lançar um livro com os cinco contos mais bem classificados. O tema é livre, mas terá de incluir no enredo “os valores universais presentes na vida e obra de Albertino dos Santos Matias” (1910- 1992), diplomata, advogado, escritor e também guarda-redes do grupo de futebol da Associação Académica de Coimbra (a biografia está disponível no site da fundação). A recepção de textos é válida até 29 de Junho, através de email.

Livraria Lello
Livraria Lello
© Ivo Rainha

Contos da Quarentena

Livraria Lello lançou o concurso "Contos da Quarentena" para distinguir autores revelação e incentivar a escrita durante o período de isolamento. Os seis melhores contos vão ganhar um prémio monetário de mil euros cada um, e verão os seus textos publicados pela livraria. O concurso está aberto até 31 de Maio. Para participar, basta inscrever-se através do seguinte formulário. Está também disponível para consulta o regulamento do concurso, para ficar a conhecer mais sobre o júri e outras informações, como o número de páginas.

Mais literatura para estes dias de isolamento

Flâneur
© Flanêur

As livrarias do Porto que entregam livros em casa

Compras Livrarias

O Porto é um paraíso para os amantes de livros, mas nesta altura as ruas estão vazias, as portas estão fechadas e as pessoas estão em casa. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras. Recomendado: As melhores livrarias no Porto  

Plasticus Maritimus
© DR

Seis livros para ler sobre sustentabilidade

Coisas para fazer

Agora que a propagação da Covid-19 exige que as pessoas evitem sair à rua e a grande maioria dos eventos estão cancelados, há que pensar em programas dentro de portas. Se gosta de temas que envolvam o meio ambiente, aproveite esta lista, onde damos a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online. De resto, saiba que já há livrarias da cidade a oferecer os portes de envio para promover a leitura por estes dias.   Recomendado: Sete séries a não perder este mês

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade