Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Squid Ink Works: a criatividade mora na Rua do Loureiro

Squid Ink Works: a criatividade mora na Rua do Loureiro

Conheça o Squid Ink Works, um espaço novo, criativo e com sotaque inglês, numa das ruas mais cosmopolitas da cidade

Squid Ink Works
© Marco Duarte Squid Ink Works
Por Sérgio Gomes da Costa |
Publicidade

Na Rua do Loureiro, uma das mais internacionais da cidade (prova disso são os vários estabelecimentos de imigrantes de países longínquos que a preenchem, principalmente da Ásia e do Médio Oriente), abriu um novo espaço, no qual a criatividade impera. O Squid Ink Works é o mais recente projecto de Ana Trabulo e Andrew Winn. Por lá encontra pinturas, cadernos, sacos de pano, postais, entre outros produtos, feitos pelos próprios fundadores, mas também de outros criadores. Kasia Harciarek, Pati Naka, Vital Lordelo e João Paulo Figueiredo são alguns dos nomes numa lista que irá aumentar com o passar do tempo.

Recomendado: Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Squid Ink Works: a criatividade mora na Rua do Loureiro

Squid Ink Works
© Marco Duarte

O conceito

A criatividade é aqui conjugada de várias formas, a começar pelos trabalhos dos dois fundadores do projecto: Ana Trabulo e Andrew Winn. A primeira tem pinturas à venda, assim como cadernos, sacos de pano, postais e outros produtos que aí virão. Já Andrew Winn é especializado na linogravura, concebendo edições limitadas com vários tipos de desenhos. Mas há muitos mais criadores. Kasia Harciarek, Pati Naka, Vital Lordelo e João Paulo Figueiredo são alguns dos nomes numa lista que irá sendo aumentada com o passar do tempo.

Squid Ink Works
© Marco Duarte

As actividades

A agenda promete ser preenchida para os lados da Squid Ink Works. Mesmo sendo pequeno, o espaço já acolheu música ao vivo e a intenção é continuar a ter concertos, podendo lá encaixar 25 espectadores sem parecer um Tetris humano. Além disso, há aulas de adufe todas as terças-feiras às 18.30 e estão previstas aulas de dança, colagem criativa e outras possibilidades, estando a equipa da casa receptiva a propostas.

Publicidade
Squid Ink Works
© Marco Duarte

Os fundadores

A iniciativa partiu do britânico Andre Winn, a viver no Porto há dois anos. Já tinha vivido na Ucrânia e no Vietname e escolheu agora o Porto para lançar a âncora. A Squid Ink Works está no mesmo edifício onde Andrew esteve alojado na primeira visita à cidade, uma vez que fez amizade com os seus donos e foi desafiado a fazer algo com a loja do rés-do-chão. Lançou então um desafio a outros criadores, tendo conhecido assim Ana Trabulo, formada em pintura na Faculdade de Belas Artes e com um percurso diversificado na música tradicional.

Squid Ink Works
© Marco Duarte

A rua

A Rua do Loureiro é uma das mais internacionais da cidade, aglomerando vários estabelecimentos de imigrantes de países longínquos, principalmente da Ásia e do Médio Oriente. Há inclusivamente uma mesquita na Travessa do Loureiro, mesmo ali ao lado, que se enche de gente às sextas-feiras. É uma comunidade que se junta aos portugueses ali estabelecidos há décadas e que recebe os novos inquilinos, como é o caso de Andrew.

Mais arte para ver no Porto

Mural da Trindade criado por Mr. Dheo
© DR
Arte, Arte urbana

Roteiro da arte urbana no Porto

Com nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto. Da Rua da Madeira, passando pela Rua Miguel Bombarda e acabando em Miragaia, nenhum ponto foi esquecido. Carregue a bateria do telemóvel e seja um turista na sua própria cidade.

Viola
©Casa Museu Teixeira Lopes
Arte, Obra-prima

16 obras de arte para ver no Porto

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.

Publicidade
Museu de Farmácia do Porto
© João Saramago
Coisas para fazer, Exposições

Os melhores museus no Porto

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. E no que diz respeito a museus, não podíamos estar melhor servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os recantos da Invicta e há para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, e do futebol à pintura, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Para lhe facilitar a vida, preparámos-lhe o roteiro dos melhores museus do Porto, para (re)descobrir a História e as estórias que conservam.

Publicidade