Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Três coisas que precisa de saber sobre o Local Food Lab

Três coisas que precisa de saber sobre o Local Food Lab

Há um novo spot na cidade para reflectir sobre a alimentação e o futuro do planeta. Descubra três coisas que precisa de saber sobre o Local Food Lab

Local Food Lab
© João Saramago Local Food Lab
Por Sérgio Gomes da Costa |
Publicidade

Deviamos pensar mais e mais vezes sobre a alimentação e o futuro do planeta. Graças à abertura do Local Food Lab, na loja Coração Alecrim, em Cedofeita, agora há mais um sítio na Invicta onde pode fazê-lo. Neste novo espaço vai encontrar uma cozinha, um terraço e uma sala/biblioteca construídas com materiais e equipamentos locais, que apoiam a indústria nacional. Neste espaço vão ser promovidas várias actividades, como jantares temáticos com convidados de diversas áreas, e oficinas dedicadas ao pão ou aos fermentados, por exemplo. Aqui tem três coisas que precisa de saber sobre o Local Food Lab.

Recomendado: Oito sítios para tomar um pequeno-almoço saudável no Porto

Três coisas que precisa de saber sobre o Local Food Lab

Local Food Lab
© João Saramago

O Local Food Lab

Fica ao fundo da loja Coração Alecrim, em Cedofeita. Lá dentro, a zona do Food Lab tem três assoalhadas, onde cabem uma cozinha, um terraço e uma sala/biblioteca. Foi tudo executado com materiais e equipamentos locais, como os móveis em castanho de Paredes, os bancos em pinho da Rua da Picaria e o xisto de Valongo, sem esquecer o apoio à indústria nacional reflectido nos electrodomésticos e nas cadeiras. Icónica é a banca antiga de mármore que precisou de dez amigos cheios de vontade para a pôr no sítio.

Local Food Lab
© João Saramago

As actividades

Todas as quintas-feiras haverá jantares temáticos, por marcação, com convidados de diversas áreas, existindo uma mesa com capacidade para 16 participantes. Também a um ritmo semanal, mas sem dia fixo, estão previstas as oficinas, que poderão ser dedicadas ao pão, aos fermentados, à vermicompostagem, à sustentabilidade e a diversos outros temas. Conte-se ainda com a possibilidade de consultar os livros da biblioteca, com títulos sobre nutrição, permacultura, paisagismo, culinária e práticas alimentares. Mais tarde haverá um serviço de almoços diários, com produtos sazonais, biológicos e de fornecedores próximos. Alguns desses produtos poderão vir a ser vendidos num mercado regular.

Publicidade
Local Food Lab
© João Saramago

A Associação Local

É a entidade que promove tudo isto que aqui vê. Foi criada em 2014 por elementos de áreas diferentes, sendo os mais activos Hugo Dunkel (designer de produto), Duarte Martins (escultor) e Gustavo Briz (arquitecto). Em comum têm o apreço pela cultura alimentar local, sustentável e saudável, tendo promovido várias oficinas e acções de sensibilização.

Manifesto

A abertura deste espaço serviu também para o lançamento de um manifesto da Local sobre a alimentação. Com o título Comida de Verdade, é a proposta para uma “revolução alimentar” em 13 tópicos, defendendo uma cultura sazonal, saudável, ecológica, democrática e justa, entre outros exemplos.

Mais sítios saudáveis no Porto

Berry Trindade
© João Saramago
Restaurantes, Restaurantes

Os 17 melhores restaurantes saudáveis no Porto

Nesta lista há saladas, açaí e tapiocas. Mas também há tostas, pizzas, wraps e taças de arroz que respiram saúde. Para beber, não faltam as águas aromatizadas, os sumos de fruta e os detox. Pois bem caro leitor, se é adepto de uma alimentação regrada e muito saborosa, leia o que se segue e descubra os 17 melhores restaurantes saudáveis no Porto.

Essência - Caril Picante da Malásia
Fotografia: João Saramago
Restaurantes, Vegetariano

Os 12 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Não, no Porto não existe só comida pesada, e os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm cada vez clientes mais fiéis. Há pratos única e exclusivamente vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. É isto que temos à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto. 

Publicidade