A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Magnificent Century'
DR'Magnificent Century'

‘Magnificent Century’ é um portal para o Império Otomano de Solimão, o Magnífico

De entre as várias séries históricas produzidas pela indústria televisiva da Turquia, ‘Magnificent Century’ é uma das mais opulentas, populares e representativas.

Publicidade

★★★☆☆

De entre as várias séries históricas produzidas pela próspera e prolífera indústria televisiva da Turquia, Magnificent Century (YouTube) é uma das mais opulentas, populares (e não só no país de origem) e representativas. Bem como, do ponto de vista ideológico, emblemática da vigência no poder do Presidente Recep Erdogan, ao transportar e projectar uma mensagem de nacionalismo e afirmação da identidade e do poderio turco (isto mesmo que tenha sido objecto de algumas críticas por parte daquele, em especial por “excesso de secularismo”).

Magnificent Century passa-se no século XVI, quando da ascensão ao trono do Império Otomano do lendário sultão Solimão, o Magnífico. E para além das suas características mais romanescas, tem muito interesse histórico, pelo retrato detalhado e realista que faz dos jogos de poder dentro da corte de Solimão, em especial da influência que as mulheres tinham nela (esta época é conhecida como o Sultanato das Mulheres, devido à enorme força política detida pelas mulheres e mães dos sultões). E não faltam também na série as referências (muito ressabiadas) aos portugueses, que nesse tempo infligiram pesadas e importantes derrotas aos turcos no Índico, no Golfo Pérsico ou no Mar Vermelho. Ainda nos têm atravessados, tantos séculos depois.

Mais que ver

  • Filmes

Desde 8 de Março que a HBO Portugal deu lugar à HBO Max. A mudança de nome foi acompanhada por um site renovado e apps mais funcionais, mas o cardápio de séries é basicamente o mesmo, que já era excelente, e vai continuar a crescer – o catálogo dos filmes, porém, foi muito e bem reforçado. Entre as centenas de séries disponíveis no serviço de streaming, há 50 que toda a gente precisa de ver pelo menos uma vez na vida. Desde clássicos como Os Sopranos a adições recentes como Yellowjackets, sem esquecer A Guerra dos Tronos, estas são as séries na HBO Max que tem de ver.

  • Filmes

As minisséries têm vantagens relativamente às séries e aos filmes. Por um lado, não se arrastam demasiado (como um certo drama médico que nos ocorre). Por outro, permitem desenvolver melhor a história e os personagens. Se não tem paciência para um sem-fim de temporadas, mas apetece-lhe fazer uma maratona ao fim-de-semana (ou, por que não, apenas num dia), há pelo menos 11 minisséries na Netflix que vale a pena ver. Adaptações de livros ou narrativas inspiradas em casos reais, mistérios policiais ou dramas, há propostas para todos os gostos. Só tem de escolher – com a garantia de que não se irá fartar.

Publicidade
  • Filmes

Longe vão os tempos em que a ficção na televisão nacional se resumia às telenovelas. Nos últimos anos, a produção de séries cresceu e provou que o formato pode funcionar. A RTP tem sido a grande impulsionadora, investindo, promovendo co-produções internacionais e aliando-se até às maiores plataformas de streaming. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade