Open House Porto

Museus
Piscina das Marés
© Federico Fioravanti / Shutterstock Piscina das Marés, em Leça da Palmeira

A Time Out diz

O Open House Porto está de volta este fim-de-semana para celebrar a arquitectura ao ar livre.

Depois de um ano de pausa, o Open House Porto regressa numa versão adaptada que pretende celebrar a relação dos cidadãos com o espaço público. Serão dois dias de visitas, no fim-de-semana de 3 e 4 de Julho, em 16 espaços do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Maia, cidade que se estreia no evento. 

Tendo como mote o conceito “Espaços para Respirar”, a 6.ª edição do Open House Porto é simultaneamente condicionada e inspirada pela pandemia, percorrendo o território redescoberto por muitos durante os confinamentos e realçando a importância da existência de espaços públicos de qualidade no meio urbano. 

Com curadoria da arquitecta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, vão ser realizadas 64 visitas comentadas a 16 espaços exteriores (quatro em cada cidade), por 35 especialistas, entre historiadores, arquitectos, museólogos e autarcas. No Porto, os locais que poderão ser visitados são o Parque da Cidade, Parque das Águas, Jardim Botânico e jardins do Palácio de Cristal, e em Vila Nova de Gaia o Parque da Quinta das Devesas, Parque de S. Paio, Jardim do Morro e Parque da Lavandeira. 

Em Matosinhos, há visitas à Piscina das Marés, ao jardim e a piscina da Quinta da Conceição, à marginal e ao jardim da Quinta de Santiago. Na Maia, poderá percorrer os jardins da Quinta da Gruta, o Parque Urbano de Moutidos, os jardins da Quinta dos Cónegos e o Parque da Cidade.

Publicado:

Detalhes

Também poderá gostar