A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Belly
© Chris GormanBelly

Playlist Time Out: a última cola do deserto indie

Ouça os regressos de Belly e The Breeders (e muito mais) na playlist Time Out: a última cola do deserto indie

Escrito por
Jorge Manuel Lopes
Publicidade

A viagem pela melhor música nova começa com reminiscências do indie-rock dos anos 1990. A seguir, uma incursão pelo Velho Continente com Camille e Jammer, e ofertas r&b made in USA de K. Michelle e Janelle Monáe. O final, apoteótico, fica reservado para uma pequena explosão num grande país da África Ocidental.

Playlist Time Out: a última cola do deserto indie

Belly – “Shiny One”

O quarteto indie-rock liderado por Tanya Donelly voltou a dar sinal de vida em 2016, 20 anos exactos desde o fecho de actividades e com a mesma formação de então (Donelly, os irmãos Thomas e Chris Gorman e Gail Greenwood). O álbum que marca o regresso, Dove, é o terceiro da banda e aparecerá a 4 de Maio. "Shiny One", que o anuncia, denuncia o tempo solar e estético na raiz os Belly: a voz de Donelly é um reencontro familiar; a fusão de harmonias curvilíneas com a promessa (não inteiramente cumprida) de um muro de ruído descendem do shoegaze; o trabalho detalhado e encorpado da secção rítmica e a densidade psicadélica evocam uma versão bem mais entusiasmante do método The Verve. O resultado, é bom de ver, pisca o olho aos anos 1990.

The Breeders – “Nervous Mary”

Desde 1993 e do estupendo Last Splash que esta versão de The Breeders não se encontrava em estúdio — Kim Deal em voz e guitarra, Kelly Deal na guitarra e voz, Josephine Wiggs no baixo e voz, Jim Macpherson à bateria. "Nervous Mary" faz o que uma canção das Breeders em dia sim tende a fazer: dinâmicas rítmicas encadeadas que ajudam à progressão narrativa; forma e melodias que emergem com a repetição. All Nerve, o quinto álbum, é editado amanhã, sexta 2.

The Breeders - Nervous Mary (Official Audio)‘All Nerve’, the new album by The Breeders, will be released on March 2nd 2018 on 4AD: http://smarturl.it/AllNerve The album is available on standard black vinyl, indie-exclusive orange vinyl (w/ alternative cover), CD and digital services. It is available to pre-order now. http://thebreedersmusic.com http://facebook.com/thebreeders http://twitter.com/thebreeders http://instagram.com/thebreeders

Publicidade

Camille – “Les Loups (Chloé Remix)”

A versão inicial de "Les Loups", incluída em OUÏ, álbum da cantora, compositora e actriz francesa Camille saído no final de 2017, ficava-se pelos dois minutos de uma espécie de madrigal com graves aguçados e um enxame de vozes de fundo. A matéria-prima estava lá, faltava rasgar espaço para que uma renovada grelha rítmica mais "electro" do que "clash" emprestasse ar e transe à peça. Chloé tratou deste brilhante facelift.

Jammer – “Skank on Me”

Veterano do grime continua a produzir pérolas de eloquência, desta vez com uma melodia insistente e serpenteante que amplia o dramatismo geral. Um excerto do quinto volume da série de mixtapes Are You Dumb.

Jammer - Skank on MeMusic video by Jammer performing Skank on Me. (C) 2018 Jahmek The World Limited http://vevo.ly/A3pTGp

Publicidade

K. Michelle – “Crazy Like You”

Isto deve ser o mais parecido com uma interpretação contida em ambiente de banda sonora r&b para a madrugada que alguma vez se escutará da tonitruante K. Michelle. Um tema do álbum Kimberly: The People I Used to Know, saído na azáfama de Dezembro e que não teve a atenção que merecia.

K. Michelle - Crazy Like You (Official Video)Official video for "Crazy Like You" from "KIMBERLY: The People I Used To Know" stream + download: https://KMichelle.lnk.to/TPIUTKID Follow K. Michelle: https://twitter.com/kmichelle https://www.facebook.com/kmichellemusic https://instagram.com/kmichellemusic https://www.theKMichelle.com Get GIFS @ https://giphy.com/kmichelle

Janelle Monáe – “Make Me Feel”

De longe o mais interessante dos dois temas de Janelle Monáe lançados na semana passada (o outro é "Django Jane"), anunciando a saída de Dirty Computer a 27 de Abril. Do erotismo exuberante do vídeo ao mobiliário quase minimal deste exercício funk-r&b, quase tudo em "Make Me Feel" existe sob a visão tutelar de Prince — e, se se confirmarem os insistentes disse-que-disses que correm online, este tema pode mesmo ter a mão do malogrado autor de "Kiss". Em todo o caso, este é o momento menos asséptico da carreira de Monáe (elogio).

Janelle Monáe – Make Me Feel [Official Music Video]“Make Me Feel” and “Django Jane” available now: https://janellemonae.lnk.to/dirtycomputer Watch “Django Jane”: https://youtu.be/mTjQq5rMlEY “Dirty Computer” - an emotion picture by Janelle Monáe arrives on 4.27.18 *EMOTION PICTURE (definition): a narrative film and accompanying musical album Connect with Janelle: http://jmonae.com http://instagram.com/janellemonae http://twitter.com/janellemonae http://facebook.com/janellemonae Janelle Monáe – Make Me Feel [Official Music Video] Director: Alan Ferguson

Publicidade

Tal National – “Akokas”

"High energy rock & roll from West Africa", lê-se na página de entrada do site deste sexteto do Níger, e o essencial fica perfeitamente explicado. Em caso de dúvida, é favor deixar-se queimar pelos quase cinco minutos de "Akokas", com  guitarras que expelem energia e ritmo vulcânicos. De Tantabara, o seu terceiro álbum, saído em Fevereiro.

Tal National - Akokas'Akokas' by Tal National from the forthcoming LP/CD/Digital album 'Tantabara' available on Fat Cat Records. To buy this record, merch, and more, visit https://www.fat-cat.co.uk/release/tantabara Subscribe to Fat Cat on YouTube to stay updated on our new releases: http://www.youtube.com/user/Fatcatrecords Like FatCat on Facebook: https://www.facebook.com/FatCatRecords Follow FatCat on Twitter: https://twitter.com/FatCatRecords Discover new music and recent podcasts: https://soundcloud.com/fatcatrecords

Mais música

  • Música
  • Pop

Esta semana contém: dois regressos imponentes, os das En Vogue e de Mr. Fingers. As brumas esotéricas dos Beautify Junkiards e de Anna von Hausswolff. O jazz flutuante dos Kneebody. E delícias à beira Mediterrâneo pela mão de Mylène Farmer e Veysel Mutlu. São novidades tutti frutti para todas as estações.

  • Música
  • Pop

Do ambiente das raves recriado por CFCF ao regresso inesperado mas inspirado de Busta Rhymes (com uma ajuda gigantesca de Missy Elliott), há boa razões para achar que esta é uma playlist Time Out com sabor a vingança dos 90s. Mas não só – os afrobeats de Burna Boy e o jazz ao barulho com hip-hip e r&b de Chris Dave and the Drumhedz lembram que sim, está-se mesmo em 2018. É ouvir.

Publicidade
  • Música
  • Pop

O ano 2018 começou com pé a fundo no acelerador nos universos da pop e da música de dança. Há regressos inspirados de Kylie Minogue e Tracey Thorn, fulgurante electrónica nacional graças a Branko, PEDRO e P. Adrix, e mais um tratado de reggaeton por J. Balvin. Siga pela playlist Time Out e conheça as melhores canções da semana.  

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade