Playlist Time Out: a última cola do deserto indie

Ouça os regressos de Belly e The Breeders (e muito mais) na playlist Time Out: a última cola do deserto indie

© Chris GormanBelly

A viagem pela melhor música nova começa com reminiscências do indie-rock dos anos 1990. A seguir, uma incursão pelo Velho Continente com Camille e Jammer, e ofertas r&b made in USA de K. Michelle e Janelle Monáe. O final, apoteótico, fica reservado para uma pequena explosão num grande país da África Ocidental.

Playlist Time Out: a última cola do deserto indie

Belly – “Shiny One”

O quarteto indie-rock liderado por Tanya Donelly voltou a dar sinal de vida em 2016, 20 anos exactos desde o fecho de actividades e com a mesma formação de então (Donelly, os irmãos Thomas e Chris Gorman e Gail Greenwood). O álbum que marca o regresso, Dove, é o terceiro da banda e aparecerá a 4 de Maio. "Shiny One", que o anuncia, denuncia o tempo solar e estético na raiz os Belly: a voz de Donelly é um reencontro familiar; a fusão de harmonias curvilíneas com a promessa (não inteiramente cumprida) de um muro de ruído descendem do shoegaze; o trabalho detalhado e encorpado da secção rítmica e a densidade psicadélica evocam uma versão bem mais entusiasmante do método The Verve. O resultado, é bom de ver, pisca o olho aos anos 1990.

The Breeders – “Nervous Mary”

Desde 1993 e do estupendo Last Splash que esta versão de The Breeders não se encontrava em estúdio — Kim Deal em voz e guitarra, Kelly Deal na guitarra e voz, Josephine Wiggs no baixo e voz, Jim Macpherson à bateria. "Nervous Mary" faz o que uma canção das Breeders em dia sim tende a fazer: dinâmicas rítmicas encadeadas que ajudam à progressão narrativa; forma e melodias que emergem com a repetição. All Nerve, o quinto álbum, é editado amanhã, sexta 2.

The Breeders - Nervous Mary (Official Audio)‘All Nerve’, the new album by The Breeders, will be released on March 2nd 2018 on 4AD: http://smarturl.it/AllNerve The album is available on standard black vinyl, indie-exclusive orange vinyl (w/ alternative cover), CD and digital services. It is available to pre-order now. http://thebreedersmusic.com http://facebook.com/thebreeders http://twitter.com/thebreeders http://instagram.com/thebreeders

Publicidade

Camille – “Les Loups (Chloé Remix)”

A versão inicial de "Les Loups", incluída em OUÏ, álbum da cantora, compositora e actriz francesa Camille saído no final de 2017, ficava-se pelos dois minutos de uma espécie de madrigal com graves aguçados e um enxame de vozes de fundo. A matéria-prima estava lá, faltava rasgar espaço para que uma renovada grelha rítmica mais "electro" do que "clash" emprestasse ar e transe à peça. Chloé tratou deste brilhante facelift.

Jammer – “Skank on Me”

Veterano do grime continua a produzir pérolas de eloquência, desta vez com uma melodia insistente e serpenteante que amplia o dramatismo geral. Um excerto do quinto volume da série de mixtapes Are You Dumb.

Jammer - Skank on MeMusic video by Jammer performing Skank on Me. (C) 2018 Jahmek The World Limited http://vevo.ly/A3pTGp

Publicidade

K. Michelle – “Crazy Like You”

Isto deve ser o mais parecido com uma interpretação contida em ambiente de banda sonora r&b para a madrugada que alguma vez se escutará da tonitruante K. Michelle. Um tema do álbum Kimberly: The People I Used to Know, saído na azáfama de Dezembro e que não teve a atenção que merecia.

K. Michelle - Crazy Like You (Official Video)Official video for "Crazy Like You" from "KIMBERLY: The People I Used To Know" stream + download: https://KMichelle.lnk.to/TPIUTKID Follow K. Michelle: https://twitter.com/kmichelle https://www.facebook.com/kmichellemusic https://instagram.com/kmichellemusic https://www.theKMichelle.com Get GIFS @ https://giphy.com/kmichelle

Janelle Monáe – “Make Me Feel”

De longe o mais interessante dos dois temas de Janelle Monáe lançados na semana passada (o outro é "Django Jane"), anunciando a saída de Dirty Computer a 27 de Abril. Do erotismo exuberante do vídeo ao mobiliário quase minimal deste exercício funk-r&b, quase tudo em "Make Me Feel" existe sob a visão tutelar de Prince — e, se se confirmarem os insistentes disse-que-disses que correm online, este tema pode mesmo ter a mão do malogrado autor de "Kiss". Em todo o caso, este é o momento menos asséptico da carreira de Monáe (elogio).

Janelle Monáe – Make Me Feel [Official Music Video]“Make Me Feel” and “Django Jane” available now: https://janellemonae.lnk.to/dirtycomputer Watch “Django Jane”: https://youtu.be/mTjQq5rMlEY “Dirty Computer” - an emotion picture by Janelle Monáe arrives on 4.27.18 *EMOTION PICTURE (definition): a narrative film and accompanying musical album Connect with Janelle: http://jmonae.com http://instagram.com/janellemonae http://twitter.com/janellemonae http://facebook.com/janellemonae Janelle Monáe – Make Me Feel [Official Music Video] Director: Alan Ferguson

Publicidade

Tal National – “Akokas”

"High energy rock & roll from West Africa", lê-se na página de entrada do site deste sexteto do Níger, e o essencial fica perfeitamente explicado. Em caso de dúvida, é favor deixar-se queimar pelos quase cinco minutos de "Akokas", com  guitarras que expelem energia e ritmo vulcânicos. De Tantabara, o seu terceiro álbum, saído em Fevereiro.

Tal National - Akokas'Akokas' by Tal National from the forthcoming LP/CD/Digital album 'Tantabara' available on Fat Cat Records. To buy this record, merch, and more, visit https://www.fat-cat.co.uk/release/tantabara Subscribe to Fat Cat on YouTube to stay updated on our new releases: http://www.youtube.com/user/Fatcatrecords Like FatCat on Facebook: https://www.facebook.com/FatCatRecords Follow FatCat on Twitter: https://twitter.com/FatCatRecords Discover new music and recent podcasts: https://soundcloud.com/fatcatrecords

Mais música

Playlist Time Out: as divas nunca morrem

Esta semana contém: dois regressos imponentes, os das En Vogue e de Mr. Fingers. As brumas esotéricas dos Beautify Junkiards e de Anna von Hausswolff. O jazz flutuante dos Kneebody. E delícias à beira Mediterrâneo pela mão de Mylène Farmer e Veysel Mutlu. São novidades tutti frutti para todas as estações.

Ler mais
Por Jorge Manuel Lopes

Playlist Time Out: a vingança dos 90s

Do ambiente das raves recriado por CFCF ao regresso inesperado mas inspirado de Busta Rhymes (com uma ajuda gigantesca de Missy Elliott), há boa razões para achar que esta é uma playlist Time Out com sabor a vingança dos 90s. Mas não só – os afrobeats de Burna Boy e o jazz ao barulho com hip-hip e r&b de Chris Dave and the Drumhedz lembram que sim, está-se mesmo em 2018. É ouvir.

Ler mais
Por Jorge Manuel Lopes
Publicidade

Playlist Time Out: as melhores canções da semana

O ano 2018 começou com pé a fundo no acelerador nos universos da pop e da música de dança. Há regressos inspirados de Kylie Minogue e Tracey Thorn, fulgurante electrónica nacional graças a Branko, PEDRO e P. Adrix, e mais um tratado de reggaeton por J. Balvin. Siga pela playlist Time Out e conheça as melhores canções da semana.  

Ler mais
Por Jorge Manuel Lopes

Comentários

0 comments