A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vadym Kholodenko

  • Música, Clássica e ópera
Vadym Kholodenko
©Ira Polyarnaya Vadym Kholodenko
Publicidade

A Time Out diz

Beethoven apôs à Sonata para piano n.º 14 op.27/2 o título “Quasi una fantasia”, querendo com isto dizer que deveria ser tocada de forma tão espontânea que deveria soar como se estivesse a ser improvisada no momento. Todavia, o título que se lhe colou foi “Ao Luar”, uma invenção arbitrária do poeta Ludwig Rellstab, que, quatro anos após a morte do compositor (que conheceu pessoalmente), assimilou a sonata a uma evocação de um passeio nocturno pelas margens do Lago dos Quatro Cantões, na Suíça, país onde Beethoven nunca pôs pé.

O pianista Vadym Kholodenko, nascido na Ucrânia e já há alguns anos domiciliado em Fort Worth, no Texas, talvez não tenha visitado o Lago
dos Quatro Cantões, mas não precisará dessa experiência para fornecer uma interpretação convincente da dita sonata, como atestam a medalha de ouro no Concurso Van Cliburn de 2013 e as gravações para a editora Harmonia Mundi com obras de Grieg, Saint-Saëns e Prokofiev.

Prokofiev estará representado neste programa com a Sonata n.º 6, a primeira das chamadas “sonatas de guerra”, estreada em Moscovo em 1940. A inclinação de Kholodenko pela música russa está também patente na escolha dos 10 Prelúdios op.23, de Rachmaninov.

Escrito por
José Carlos Fernandes

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar