Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right A Brasileira reabriu com cafeteria, restaurante de autor e hotel
Notícias / Comida

A Brasileira reabriu com cafeteria, restaurante de autor e hotel

A Brasileira
© Marco Duarte Vá ver como ficou A Brasileira depois de recuperada

Em Maio de 1903, A Brasileira abria pela primeira vez as portas à cidade. Reabriu-as em Março deste ano (estavam fechadas desde 2013) com um conceito que junta à cafetaria, um restaurante de autor e um hotel de cinco estrelas do grupo Pestana. O café ainda é uma especialidade, e no restaurante é a comida portuguesa que brilha.

1. O café continua a ser uma mais-valia do espaço

Oriundo de Minas Gerais, de uma cooperativa com cerca de 600 produtores, o café d'A Brasileira foi desenvolvido com a colaboração da Vernazza Coffee Roasters. O objectivo era respeitar a história do café d'A Brasileira original, oriundo do Brasil e com notas que fossem ao encontro do gosto nacional.

2. Há um bolo clássico para provar na cafetaria

"O senhor Teles, fundador d’A Brasileira, detestava açúcar e desenvolveu a receita de um bolo com cenoura, ameixa seca, damasco seco, nozes e amêndoas que ficou com o nome da data de fundação deste espaço", conta o chef Rui Martins. Chama-se 4 de Maio (data da fundação d'A Brasileira) e custa 2,50€.

3. A carta do restaurante é inspirada no teatro

"Verdes Cenários", "Mais do que Figurantes" e "Uma Doce Conclusão" são alguns dos capítulos da carta do restaurante, inspirado no teatro. "O que fez A Brasileira foi o teatro", diz o chef. Por isso, os pratos também são pensados para partilhar. "Ninguém vai ao teatro sozinho", remata.

4. Os pratos portugueses são as estrelas da companhia

Ervilhas com chouriço e ovo a baixa temperatura, bacalhau à lagareiro com batata a murro, e tripas à moda do Porto, uma homenagem à cidade, são alguns dos pratos que pode provar n'A Brasileira.

5. À noite, a cafetaria vira bar

Se pensava que a cafetaria d'A Brasileira parava à noite, está muito enganado. A partir das 19.00, transforma-se em bar e é mais uma alternativa na cidade no roteiro do copo ao fim do dia ao início da noite.

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments