A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Garrafeira CleriPorto, no centro histórico, está em risco de fechar

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A Garrafeira CleriPorto, na Rua da Assunção, junto aos Clérigos, é a mais recente loja no centro histórico em risco de fechar. Segundo informações avançadas pelo Jornal Público, José Maria Rocha, o dono, terá que abandonar o espaço até Março do próximo ano. 

O mesmo jornal avançou ainda que a loja está nesta situação porque o prédio foi vendido à imobiliária Coragem D'Autor Imobiliária S.A. José Maria já se propôs a comprar apenas o rés-do-chão do edifício ou a um aumento na renda. No entanto, a empresa rejeitou todas as suas propostas e enviou-lhe uma carta, que apresenta o dia 1 de Março de 2019, como data limite para a saída. 

José assistiu, recentemente, a uma reunião da Câmara onde alertou para a sua situação e para a idade da sua loja que, com 19 anos, não se pode candidatar ao programa Porto de Tradição. Este programa municipal, que protege lojas históricas em risco de fechar por despejo, estabelece um mínimo de 25 anos em funcionamento para que estas possam ser elegíveis. 

Nessa mesma sessão, o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, lamentou a situação e afirmou que em termos legais a autarquia não pode intervir. No entanto, a Câmara Municipal mostrou-se disponível para ser a mediadora do processo entre o proprietário e a imobiliária. 

A Garrafeira CleriPorto está naquele prédio desde 1999.

+ Porto de Tradição: O Buraquinho e a Confeitaria Serrana já estão protegidos

+ Confeitaria Cunha já está ao abrigo do Porto de Tradição

+ Mais seis lojas históricas ao abrigo do programa Porto de Tradição

Últimas notícias

    Publicidade