A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A primeira Porto Design Biennale já tem programação e duas lojas

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A primeira edição da Porto Design Biennale (PDB) acontece entre Setembro e Dezembro do próximo ano e divide-se entre o Porto e Matosinhos. Antecipando o evento, já foi revelado parte do programa e inauguradas duas lojas dedicadas ao melhor do design português e internacional.  

Os dois espaços foram inaugurados na semana passada e têm como objectivo ser um centro de acolhimento e uma loja. O primeiro fica no Palacete dos Viscondes de Balsemão. Por lá vai encontrar várias peças de artistas portugueses como, por exemplo, a cerâmica da Lágrima, os candeeiros e mesas de apoio feitos em cortiça da COMO, as fotografias de Duarte Belo, entre muitos outros artigos. O segundo espaço fica na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e é lá também que vai ser a sede da bienal, no espaço esad—idea, uma associação para a Investigação em Design e Arte

No espaço também vai encontrar livros sobre design, arquitectura, entre outros temas
© Marco Duarte

A PDB tem como tema Post Millennium Tension (Tensões Pós-Milénio, em português). Este vai dividir-se em três núcleos: Present Tense, Design and Democracy e Design Forum. Segundo a organização, a escolha desta temática tem como objectivo "propor uma reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante um quadro de mudança".

A programação conta com exposições, ciclos de debate, uma conferência internacional, instalações no espaço público com objectos de soft e hard design, performances, entre outros. Além disto, esta primeira edição vai ter Itália como país convidado. Esta colaboração vai resultar em três exposições: Território ItáliaOs Maestros Italianos e Riccardo Dalisi — Arte, Design e Compromisso Social.

Com o anúncio da programação, foi também revelada a criação de um Prémio Nacional de Design que vai distinguir um designer ou um estúdio que se tenha destacado nos últimos cinco anos.

Porto: Praça Carlos Alberto, 71 Seg-Sex 10-00-19.30. Sáb 10.00-13.00 13.30-17.30  Matosinhos: Avenida Menéres, 461 Ter-Sex 10.00-18.00 Sáb-Dom 10.00-19.00. 

NewCo Portugal: conheça as empresas que fazem mexer o Porto a bordo de um Mini

Uma oficina é um bom sítio para acolher arte, se não acredita vá até à BMcar Porto

+ Mostra de joalharia contemporânea traz ao Porto 85 joalheiros de todo o mundo

Últimas notícias

    Publicidade