A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Autocarro anfíbio começa a circular em Gaia em Junho

O autocarro anfíbio vai circular no rio Douro entre Crestuma e o Cais de Gaia. Deverá arrancar até ao final de Junho e será incluído na rede Andante.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O projecto para um autocarro anfíbio no rio Douro, uma ideia importada dos Países Baixos, foi apresentado em 2018 pela Câmara Municipal de Gaia e deverá arrancar "até ao final de Junho", revelou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, citado pela Agência Lusa.

Esta ligação fluvial, que já existe em Portugal, no rio Tejo, tem a particularidade de fazer um percurso em estrada e dentro de água. Em Vila Nova de Gaia, fará o rebatimento a outros meios de transporte e será incluído na rede Andante. Com um total de 52 lugares, fará o percurso em cerca de 35 minutos com uma periodicidade de hora a hora.

"Assinámos o contrato de adjudicação do serviço hoje. Para já circulará, a título experimental, por um ano, e depois avaliaremos", disse Eduardo Vítor Rodrigues. O serviço será um misto de transporte público e de vertente turística, que funcionará como "vaivém" com entrada na igreja de Crestuma e saída junto à zona de bares do Cais de Gaia. Posteriormente, para fazer rebatimento a outros transportes públicos, poderá chegar à General Torres ou à Avenida da República, mas numa fase inicial o rebatimento funcionará através dos 'shuttles' criados pela autarquia.

"O trajecto fluvial vai ficar mais rápido do que o actual na [Estrada] Nacional 222 em hora de ponta. Neste momento, para fazer o mesmo percurso [por via rodoviária] são necessários pelo menos 55 minutos. O anfíbio deverá demorar cerca de 35", disse Eduardo Vítor Rodrigues. "Estou absolutamente certo de que pelo menos no período de verão terá muita procura. Temos todas as condições para reforçar uma linha de transporte directo entre o interior do concelho e a zona urbana", referiu.

+ Metrobus gratuito já circula em Vila Nova de Gaia

+ Reabilitação da frente fluvial de Gaia concluída em 2022

Gaia tem um novo parque junto ao estuário do Douro

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade