A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Biblioteca Municipal da Maia recorda Camus no Dia Internacional da Filosofia

A obra do emblemático filósofo será revisitada na quinta-feira, 19 de Novembro, às 16.00, no âmbito da conferência “Dia Internacional da Filosofia – Camus 60 Anos da Morte”, na Biblioteca Municipal da Maia. A entrada é livre.

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

No ano em que se assinalam os 60 anos do seu desaparecimento, Albert Camus (1913-1960) permanece um dos autores mais relevantes da filosofia contemporânea e da literatura mundial. Basta pensar n’A Peste, livro que descreve a vida de uma cidade em quarentena devido a um surto de peste e cujas vendas dispararam em Março, a par de outros títulos baseados em epidemias ficcionadas. 

Em tempos pandémicos, a sua obra está mais actual que nunca e vai ser discutida na conferência “Dia Internacional da Filosofia – Camus 60 Anos da Morte”, agendada para quinta-feira, 19 de Novembro, às 16.00, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho – Biblioteca Municipal da Maia, e orientada por Joaquim Jorge Silva.

Figura incontornável do século XX, Camus desenvolveu uma consciência absurdista e existencialista com base em alguns dos momentos mais críticos da História da humanidade, como a Segunda Guerra Mundial. O absurdo da condição humana e o comportamento humano em situações extremas foram temas recorrentes nos seus ensaios e romances, como O Mito de Sísifo, O Homem Revoltado, O Estrangeiro ou A Queda.

Em 1957, Albert Camus recebeu o Prémio Nobel da Literatura pelo conjunto de trabalhos que já o posicionavam como um dos pensadores mais importantes da modernidade. Apesar da sua morte prematura num acidente de viação em 1960, Albert Camus deixou um vasto legado e esta é uma oportunidade ideal para revisitá-la. A entrada é livre.

+ Três livros sobre outras pandemias

+ Há uma feira do livro solidária em Paranhos

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade