A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Bienal Internacional de Arte de Gaia regressa em Abril

A quarta edição da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia vai decorrer na antiga Companhia de Fiação de Crestuma, em Lever, de 17 de Abril a 20 de Julho.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Na IV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia estarão representadas as diferentes expressões artísticas – pintura, escultura, desenho, fotografia e cerâmica –, com homenagens ao pintor Albuquerque Mendes e ao escultor Paulo Neves. O evento vai ter lugar em três pavilhões da antiga Companhia de Fiação de Crestuma, em Lever, entre 17 de Abril e 20 de Julho.

"Em termos de espaço, esta bienal é a maior de sempre”, diz Agostinho Santos, coordenador do evento, citado pelo site da Câmara Municipal de Gaia. Com centenas de artistas  dos mais conhecidos aos mais jovens –, as várias iniciativas serão espalhadas por seis mil metros quadrados que se estendem por três pavilhões. O aumento do espaço em relação a 2019 prende-se com o actual contexto pandémico e com a necessidade de garantir a segurança das pessoas. 

Entre as várias exposições, destaque para Novos Orientes, com curadoria de Manuel Novaes Cabral, que junta fotografias e maquetas do projecto que Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira apresentaram na China e que ganhou o prémio Archdaily, ou uma mostra feita a partir de um desafio à Fundação de Serralves. O habitual concurso internacional, que conta com a participação de 212 artistas de 17 nacionalidades, será também uma das principais exposições.

A própria pandemia será um dos destaques da Bienal, com exposições como Coronavírus não destrói a criatividade – Reacções e Consequências, que partiu de um desafio lançado aos artistas ainda na primeira vaga, em 2020, convidando-os a abordar o tema através da pintura ou de outras expressões artísticas. Ao todo, 176 artistas de oito nacionalidades responderam ao repto. Agostinho Santos lembra que esta "é uma Bienal de causas”: "Não queremos expor arte pela arte, queremos expor arte e agitar consciências. Este [a pandemia] é um dos temas aos quais não podemos estar indiferentes”.

A Bienal Internacional de Arte de Gaia 2021 é organizada pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, CRL, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia. Pela primeira vez, o evento vai contar com o apoio da Direcção-Geral das Artes. 

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade