A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cafés históricos Majestic e Guarany fecham as portas

Sem data prevista para a reabertura, os dois cafés do Porto encerraram devido aos prejuízos causados pelo impacto da pandemia. Os trabalhadores vão para lay-off.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Em menos de um mês, dois cafés emblemáticos do Porto fecharam por tempo indeterminado. O Guarany, na Avenida dos Aliados, encerrou no dia 15 de Novembro. Mais recentemente, o Majestic, na Rua de Santa Catarina, fechou as portas na tarde do dia 30 de Novembro.

Segundo notícia avançada pelo Jornal de Notícias, o encerramento deve-se aos efeitos da pandemia, às novas regras e restrições, como o teletrabalho e sobretudo a quebra turística, que levaram à diminuição de clientes. "Neste momento, seria gerar despesa e ter prejuízo, não compensa", afirmou o gerente Fernando Barrias.

Ambos os estabelecimentos, pertencentes ao grupo Barrias, deverão reabrir quando estiverem reunidas as condições para tal, mas ainda não existe uma data no horizonte. Outros espaços do grupo, como a cafetaria Marbella, na Rua de Santa Catarina, a Confeitaria Eça, nas Antas, e os hotéis Internacional e Vera Cruz também fecharam, ficando 150 trabalhadores em lay-off. Continuam em actividade as unidades hoteleiras Pão de Açúcar e Aliados. O hotel de quatro estrelas Aliados Plaza continuará a ser construído, uma vez que o contrato foi celebrado antes da pandemia.

O Guarany foi fundado em 1933 e baptizado com o nome das tribos indígenas que predominavam na América Meridional, numa época em que o Brasil era o principal produtor mundial de café. O Majestic foi inaugurado em Dezembro de 1922 e é um dos mais representativos exemplos de Arte Nova na cidade. Ganhou várias distinções pela sua beleza e arquitectura e tornou-se um local de luxo, mas também de tertúlia e de eleição para escritores e artistas. 

+ Restaurantes: a luta pela sobrevivência

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade