A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cem versões de notas de um dólar ilustradas para ver a partir de hoje

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Há 100 notas de um dólar, personalizadas por artistas de diferentes partes do mundo, para ver na Circus Network a partir das 16.00 deste sábado. Estão integradas na exposição 100 Dollar Bills Y’All, que pode ser visitada gratuitamente todos os dias até 29 de Agosto, excepto ao domingo, entre as 10.00 e as 20.00.

Aleix Gordo, Clara Não, Add Fuel, AkaCorleone, Wasted Rita, Tamara Alves, Joren Joshua e Will Blood são alguns dos artistas que acederam ao convite desta agência, galeria e espaço de cowork na Rua do Rosário, para criar a sua versão de uma nota de um dólar. O critério de selecção dos mesmos foi o foco na ilustração e arte urbana, áreas directamente relacionadas com o graffiti, uma das quatro vertentes do hip hop. Este serviu de mote para o trabalho.

Nota de Will Blood
© DR

"Com o decorrer dos anos, um dos aspectos mais infames da cultura hip hop, que foi ganhando terreno, foi a constante glorificação da riqueza através de um sem fim de referências a automóveis de luxo, roupa de alta-costura ou marcas exclusivas de bebidas alcoólicas", lê-se na página do evento criado no Facebook

Sendo a nota de 100 dólares a mais elevada do numerário dos EUA, acabou por tornar-se num dos "principais símbolos desta (quase sempre) falsa cultura", acrescentam. Por isso, o uso da nota de um dólar nesta exposição, em contraste com a de 100, serve como uma provocação entre esta riqueza e a constante luta pela sobrevivência de artistas emergentes.

+ Galeria Municipal vai receber a Exposição Prémio Paulo Cunha e Silva

+ Obras inéditas de Júlio Resende vão estar reunidas no Palácio da Justiça

+ Alfândega do Porto: um lugar para descobrir animais extintos

+ Colecção Sonnabend regressa a Serralves

Últimas notícias

    Publicidade