A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A los libros y a las mujeres canto, Porto/Post/Doc, cinema, filmes
© DRA los libros y a las mujeres canto

Mais de uma centena de filmes para ver na 10.ª edição do Porto/Post/Doc

Destaque para a competição principal, com dez longas-metragens em estreia nacional.

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

De 17 a 25 de Novembro, a 10.ª edição do Porto/Post/Doc brinda a cidade com mais de 130 filmes em cartaz, “que procuram, inequivocamente, reflectir os dias de hoje”, adianta a organização em comunicado.

Este ano fica marcado pelo regresso da principal competição do evento, com dez longas-metragens em estreia nacional. Entre elas está Bye Bye Tibériade, documentário de Lina Soualem sobre quatro gerações de mulheres palestinianas e as suas histórias de separação, Ciompi, obra de Agnès Perrais acerca de uma das primeiras lutas operárias registadas na Europa, e El Eco, documento de Tatiana Huezo que dá conta de uma pequena sociedade matriarcal instalada numa região marcada pelos raptos de mulheres e crianças.

Outro dos pontos altos desta edição é o programa Transmission, com um total de dez fitas em competição, todas elas com novos olhares sobre a vida e obra de artistas que marcaram os movimentos culturais dos últimos anos, como Elis Regina e Tom Jobim, The Birthday Party, banda fundada por Nick Cave e Rowland S. Howard, Moderat e Peter Doherty.

O Porto/Post/Doc assinala ainda os 50 anos do hip hop com uma série de actividades dedicadas ao tema. Na sala de cinema, um conjunto de filmes revisita a história do género nas suas múltiplas facetas. A celebração integra também duas conversas. São elas Palavras que transformam, com Capicua, Fábio Silva e Rui Miguel Abreu; e Nó das Antas: por onde anda o Hip Hop portuense, com Ace, Maze, André Carvalho e Ricardo Farinha. A segunda é realizada em diálogo com a exibição de Não se Consegue Criar o Mundo Duas Vezes, um documentário de Catarina David e Francisco Noronha. Dia 18, no Garagem Passos Manuel, conte com actuações de D-One, Serial e Redoma

Em foco, vão estar obras do realizador Alessandro Comodin e de Maria Elorza. Do primeiro, pode assistir a Gigi la legge (The Adventures of Gigi the Law), que começa por parecer um divertido documentário sobre um polícia local, mas que rapidamente se transforma num improvável thriller burlesco, e L'estate di Giacomo (Summer of Giacomo), a primeira longa-metragem de Comodin. Da segunda, veja A los libros y a las mujeres canto, uma ode ao magnífico poder da literatura e do papel das mulheres nesse caminho civilizacional.

O programa completo está disponível no site do festival. Os bilhetes podem ser adquiridos online.

Vários locais. 17-25 Nov. 5€

A arte da ilusão e do movimento está em exposição no Atkinson Museum

Igreja dos Clérigos é considerada o “Local Mais Notável do Mundo”

Últimas notícias

    Publicidade