A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Exposições, cinema e concertos para celebrar o Dia Internacional da Juventude

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O Dia Internacional da Juventude, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1999, comemora-se a 12 de Agosto. Para o celebrar, a Câmara Municipal do Porto planeou três dias de actividades, todas gratuitas, dirigidas aos jovens, que começam já esta sexta-feira. 

Aulas de pilates, yoga e tai chi, nos Jardins do Palácio de Cristal, às 09.00, 10.00 e 11.00, respectivamente, marcam o início deste ciclo, que continua, a partir das 19.00, no Jardim da Cordoaria, na sequência da iniciativa Verão é no Porto. Por lá vai encontrar mercados urbanos, zonas de alimentação com várias opções de street food, e música a cargo dos DJ's 9T2, Pedro Tabuada e Miguel Rendeiro. Às 22.00, regresse aos Jardins do Palácio de Cristal para ver o filme The Strangers: Predadores da Noite, exibido a propósito da iniciativa Cinema Fora do Sítio.

No dia 11 há mais duas aulas de pilates planeadas, uma na Praça D. João I, às 10.00, e outra na Quinta do Covelo, às 10.30. Os adeptos de Yoga Tibetano devem deslocar-se ao Parque de São Roque, às 11.00.

Se preferir visitar o património da cidade, saiba que há uma visita orientada, que começa às 10.00, para quem quiser conhecer melhor a Sé do Porto. Mas se é apreciador das obras de Günter Grass, então dirija-se à Casa-Museu Guerra Junqueiro. A exposição Encontros, com obras plásticas do escritor alemão, vai poder ser visitada entre as 14.30 e as 15.30.

Na Galeria Municipal do Porto também há muito para ver. Das 16.00 às 17.00 pode conhecer O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã, uma criação da artista Carla Filipe, sobre as práticas sociais em clubes e bares, produzida na sequência do Prémio de Arte Paulo Cunha e Silva. Às 22.00, ouve-se Jazz nos Jardins do Palácio de Cristal.

No domingo, é a vez do Parque da Cidade receber aulas de yoga e tai chi, às 10.00 e às 11.30. Na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, obras de Aurélia de Souza, tia materna da doadora deste espaço, podem ser vistas entre as 15.00 e as 16.00. O programa de celebração do Dia Internacional da Juventude da autarquia portuense termina no Jardim da Cordoaria, que recebe os músicos My Trulies e Captain Boy. A festa faz-se das 16.00 às 20.00.

Mas a festa também acontece do outro lado da margem. Em Vila Nova de Gaia, às 10.00, há um encontro de bicicletas eléctricas e não-eléctricas (com inscrição obrigatória), no qual vai poder percorrer 15 quilómetros - ida e volta - entre a Douro Marina (Afurada) e o Senhor da Pedra. Na Ribeira de Gaia, a partir das 15.00, encontra Mr. Dheo e Hazul a pintar um mural, e DJ sets conduzidos pelos DJ's Suprhyme e Score.

Por volta das 16.30, a Alameda do Centro Cívico recebe um torneio de Streetbasket, para jovens nascidos entre 1986 e 2002, e um concurso de Breakdance. Para participar nas provas é necessária inscrição, que pode ser feita através de torneiostreetbasket12@gmail.com e competicaobboys12@gmail.com.

A festa termina no Jardim do Morro com concertos de DJ Guze (Dealema), Lazy e Dekor, RATO 54, DJ Suprhyme, Deau, Mundo Segundo e Sam The Kid. Apareça pelas 17.45 e aproveite.

+ Programa 'Verão é no Porto' traz música e animação a três jardins da cidade

+ As Noites de Boris levam cinema gratuito e ao ar livre às Virtudes

Últimas notícias

    Publicidade