A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Festival italiano vai animar Gaia em Setembro com um campeonato de pizza

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

A gastronomia e a cultura transalpina vão estar em destaque na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, junto à Loja de Turismo, entre os dias 12 e 17 de Setembro. Tudo por causa do festival Italiano que regressa para mais uma edição. Como já é habitual, o evento inclui a realização do Campeonato Português de Pizza, que junta os melhores mestres pizzaiolos nacionais.

Nesta competição, que já vai na sua quinta edição, os participantes, que integram diferentes categorias (pizza clássica e artística ou as novidades pizza frita e pizza dolce), são chamados a dar largas à imaginação, mas também a serem rigorosos no método de confecção de uma verdadeira pizza napolitana, a única no mundo certificada e com regulamentos.

Os vencedores das principais categorias irão integrar a selecção portuguesa, que competirá internacionalmente. E a responsabilidade é muita, já que Portugal se sagrou Campeão do Mundo em 2016, por ocasião do Campeonato do Mundo de Pizza realizado em Nápoles, e também porque a UNESCO reconheceu recentemente a arte dos pizzaiolos napolitanos como património universal.

Concertos, sessões com DJ italianos, almoços solidários, workshops gratuitos e actividades para a família vão animar os cinco dias do festival, organizado pela Associação de Pizzaiolos Napolitanos em Portugal, em conjunto com a Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

+ As melhores pizzas do Porto

+ Três sítios para comer pizzas napolitanas no Porto

Últimas notícias

    Publicidade