A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os segredos de Mezzero para uma pizza margherita perfeita

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Antonio Mezzero é o novo campeão mundial de Pizza Napolitana Specialitá Tradizionale Garantita. O italiano, que reside em Matosinhos há mais de 10 anos, onde tem uma pizzaria com o seu nome, ganhou a distinção em Nápoles, cidade onde nasceu. À Time Out, o pizzaiolo adiantou que tem planos para abrir futuramente um restaurante em Lisboa e explicou como se faz uma pizza vencedora.

“A pizza desta categoria é uma margherita, a única no mundo certificada e com regulamentos”, começou por esclarecer. “Exige forno a lenha, aquecido entre 450 e 480 graus, entre 60 e 90 segundos de cozedura, que a borda tenha entre um e dois centímetros, um diâmetro entre 30 e 33 centímetros e que fique com uma cor loira”, enumerou.

Sobre a massa feita com farinha 00, vão entre 80 e 90 gramas de tomate, mais 80 a 90 gramas de mozarela de búfala DOP ou de vaca fior di latte.

Mas qual é o verdadeiro segredo para a confecção desta pizza? "A paixão", responde Antonio Mezzero. E é a paixão que tem movido o italiano, que alcançou agora, pela primeira vez, a maior distinção atribuída pelo Troféu Caputo, na primeira edição realizada após a declaração da arte do pizzaiolo como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A vitória não a conseguiu sozinha, diz, acrescentando que tem o apoio dos portugueses pelos quais se sente amado. Futuramente, quer abrir um restaurante em Lisboa, que será uma réplica do seu espaço em Matosinhos, porque deseja “servir também a capital de Portugal”, país onde se sente em casa, como na Itália. Neste momento ainda está à procura do espaço.

+ As melhores pizzas do Porto

+ Três sítios para comer pizzas napolitanas no Porto

Últimas notícias

    Publicidade