A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Coreto Porta-Jazz
© Adriana MeloCoreto Porta-Jazz

Festival Porta-Jazz regressa ao Porto com uma edição especial

É um regresso em grande do festival da associação portuense Porta-Jazz. De 4 a 6 de Fevereiro, ocupará os vários espaços do Rivoli com mais de 80 músicos.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O festival da associação portuense Porta-Jazz está de volta entre os dias 4 e 6 de Fevereiro. A 12.ª edição do evento ocupará os vários palcos e espaços do Rivoli, num total de 17 concertos e mais de 80 músicos – sem contar com equipas de produção.

Entre novos lançamentos e estreias, o programa dará palco ao braço editorial da associação, o Carimbo Porta-Jazz, mas também a residências e parcerias artísticas com outras associações, com a presença de artistas nacionais e internacionais, músicos em ascensão e nomes mais estabelecidos, e cruzamentos em palco com outras artes, como a pintura.

"No ano em que se realiza o segundo festival desde que o mundo se alterou, e depois de uma 11.ª edição atipicamente ao ar livre, a Porta-Jazz, neste vai e vem de portas que se abrem e fecham, regressa ao calor do mítico Rivoli, revolucionando o espaço de acção do festival e abolindo o mais que pode as divisões entre salas, palcos e processos", lê-se no site da associação.

O alinhamento do festival conta com o lançamento do novo álbum de Manuel Linhares, a estreia de Joana Raquel com Miguel Meirinhos e a apresentação dos álbuns do colectivo Coreto, dos Puzzle 3 (Pedro Neves, João Paulo Rosado e Miguel Sampaio), do trio de José Pedro Coelho, Wilfried Wilde e Iago Fernández, e de Miguel Ângelo.

O multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical brasileiro António Loureiro vai apresentar “Conexão”, que resulta de uma residência com André Fernandes (guitarra), João Mortágua (saxofone), Gil Silva (trombone), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria). Haverá ainda lugar a uma residência artística com músicos das associações portuguesas Robalo e Porta-Jazz e da AMR (Suíça), cujo trabalho será estreado no decorrer do festival.

Continua a parceria com o festival austríaco Bezau Beatz e no final de cada noite realizam-se as tradicionais jam sessions com ensembles das escolas ESMAE, Jobra e Conservatório de Música do Porto. Destaque ainda para a estreia de uma encomenda feita ao saxofonista Daniel Sousa e para o cruzamento em palco da música com a pintura, em tempo real, no concerto desenhado "Sombras da Imperfeição" um projecto do pianista Hugo Raro com o artista plástico Jas.

Consulte o programa completo do festival:

4 Fevereiro

BLOCO 1 - 21:30 (Grande Auditório)
Manuel Linhares "Suspenso" (Lançamento CD) (PT/BR)
Coreto "A Tribo" (PT, SP)
+
Jobra + Jam Session (Café Rivoli)

5 Fevereiro

BLOCO 2 - 16:00 (Palco GA e Sub Palco)
Vera Morais & Hristo Goleminov (PT)
Ensemble Robalo/Porta-Jazz (PT)

BLOCO 3 - 18:15 (Pequeno Auditório)
Joana Raquel, Miguel Meirinhos "Ninhos" (Lançamento CD) (PT, AG)
Puzzle 3 "D" (PT)

BLOCO 4 - 21:30 (Grande Auditório)
Demian Cabaud "Otro Cielo" (AG, PT)
"Sombras da Imperfeição" Concerto desenhado (PT)
+
Conservatório Música do Porto + Jam Session (Café Rivoli)

6 Fevereiro

BLOCO 5 - 16:00 (Palco GA e Sub Palco)
Residência AMR/Porta-Jazz (CH,PT)
WIZ (PT, SP, FR)

BLOCO 6 - 18:15 (Pequeno Auditório)
Encomenda a Daniel Sousa (PT, CA, DE)
Miguel Ângelo "Dança dos Desastrados" (PT)

BLOCO 7 - 21:30 (Grande Auditório)
Alfred Vogel "Nest" (Bezau Beatz) (AT, FR, DE, US)
António Loureiro "Conexão" (BR, PT)
+
ESMAE ensemble + Jam Session (Café Rivoli)

Os bilhetes para o festival vão estar à venda nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre) e online. Cada um dos sete blocos da programação tem um bilhete único no valor de 7€. Os membros da associação Porta-Jazz têm 50% de desconto.

Teatro Municipal do Porto - Rivoli. 4-6 Fevereiro (Sex-Dom). 7€ (por bloco de concertos)

+ Fantasporto regressa ao Rivoli em Abril com dez dias de cinema

+ As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

Os melhores refúgios para este Inverno no Porto

Últimas notícias

    Publicidade