Ribeira no Porto
© DR / Pxfuel | Ribeira
© DR / Pxfuel

As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

Entre exposições, mercados e espectáculos, há muito para aproveitar na cidade. Descubra as melhores coisas para fazer no Porto esta semana.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e vá dar um passeio pelas bonitas ruas do Porto. Para aproveitar bem o dia, sente-se à mesa num dos melhores restaurantes de comida tradicional. Se lhe apetecer comida com sabor a Verão, então aposte numa das melhores marisqueiras do distrito do Porto. Bom apetite. 

Recomendado: 45 coisas incríveis para fazer no Porto

As melhores coisas para fazer no Porto

  • Arte
  • Matosinhos
As obras de um dos arquitectos mais influentes da actualidade vivem, por estes dias, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, na exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, que permite entrar no universo criativo do arquitecto japonês. A exposição está disponível até dia 8 de Março e conta com maquetes, desenhos, fotografias e textos relacionadas com as obras de Kengo Kuma, incluindo ainda uma programação recheada de oficinas, conferências, performances, concertos e visitas guiadas. Entre as principais obras do arquitecto em Portugal estão a renovação do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e também o projecto de reabilitação do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, que está a ser reconvertido num espaço empresarial, cultural e social.
  • Arte
  • Leça da Palmeira
Através de escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance, "People in Motion" propõe uma reflexão urgente sobre as migrações de pessoas, sementes e ideias. Organizada pela Fundação Livraria Lello, com a curadoria de Roberto Cremascoli, a exposição no Mosteiro de Leça do Balio aborda o impacto humano, cultural e social do movimento, recuperando histórias que moldaram as comunidades ao longo dos anos, com vários autores convidados, como Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica. 
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Quem não se lembra da famosa banana solitária, colada à parede com fita-cola, que fez furor em vários locais, dividiu opiniões e acabou por ser vendida por seis milhões de euros? Comediante, de Maurizio Cattelan, é uma das 26 obras presentes em Serralves na exposição "Sussurro", uma retrospectiva do irreverente artista italiano e uma reflexão sobre a história do nosso tempo, através de uma mistura entre seriedade, sátira e humor. A exposição pode ser vista até 11 de Janeiro, foi especificamente pensada para o edifício da Casa de Serralves e, além desta peça, conta também com outras obras apresentadas pela primeira vez em Portugal, com a curadoria de Philippe Vergne.
  • Arte
  • Campanhã
Enquanto o antigo Matadouro de Campanhã ganha uma nova vida, há uma exposição que pode ver por aqui. “Gustavo Ludgero: Quatro Décadas de Trabalho” reúne várias obras do artista portuense e está patente até 16 de Novembro, podendo ser visitada de forma gratuita aos fins-de-semana, das 14.00 às 19.00. Conte ainda com um conjunto de visitas guiadas para explorar melhor esta exposição: no sábado, dia 8 de Novembro, há uma visita com as curadoras da exposição e o artista; e no dia 16, às 16.00, Gustavo Ludgero conduz uma visita comentada pelo seu trabalho.
Publicidade
  • Música
  • Porto
Há um novo palco para ouvir música no Porto, e anda sobre rodas. A iniciativa Centro Cultural Móvel chegou no final de Abril à carreira 400 da STCP e contempla nove concertos, ao longo de 2025, um sábado por mês, sendo a próxima data a 18 de Outubro. O projecto é promovido pela PELE em parceria com a STCP e com curadoria da Lovers & Lollypops. A programação inclui nomes como Mr. Gallini (18 Out), Marquise (29 Nov) e MãeBruxa (13 Dez). Cada actuação acontecerá no percurso entre os Aliados e Azevedo, e no trajecto inverso. 
  • Arte
  • Porto
A primeira apresentação da fotógrafa Helena Ramos em Portugal, vencedora do Prémio novobanco Revelação 2025, tem lugar no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Ao longo de 138 fotografias, Helena Ramos percorre universos distintos, da vida nocturna à arquitectura, passando pela natureza e relações humanas, prestando uma atenção particular às formas de convivência e ao poder transformador da empatia. A exposição está patente até 5 de Abril de 2026.
Publicidade
  • Arte
  • Baixa
Através de 30 obras em guache, a exposição "Nadir Afonso: a Geometria do Absoluto" revela a mestria de um dos artistas portugueses mais importantes do século XX, na exploração da forma e da cor. A mostra, em exibição na Torre dos Clérigos, conta com 23 peças inéditas e com sete obras apresentadas pela primeira vez no Porto, numa viagem de descoberta pelo trabalho do artista. 
  • Miúdos
  • Exposições
  • Miragaia
A Alfândega do Porto acolhe, a partir de 24 de Outubro, a maior exposição de peças LEGO da Europa, a "Invasão dos Gigantes". As peças são feitas por fãs adultos de LEGO, sendo esta a segunda edição da exposição na Alfândega. Há três atracções principais: o Espinossauro, um modelo de 900 mil peças inspirado num dos maiores dinossauros da história, com cinco metros de comprimento e três de altura; o Tie Fighter, uma das naves mais populares da saga Star Wars, com três metros de altura e 250 mil peças; e a Grande Muralha da China, com uns incríveis 60 metros de comprimento. A entrada custa 11,50€ por pessoa, de segunda a sexta-feira, e 12,50€ ao fim-de-semana.
Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita
Céu Guarda, um dos maiores nomes no panorama da fotografia portuguesa, traz ao Museu Nacional Soares dos Reis a exposição “Ver sem pressa o que não me pertence”, de 25 de Outubro a 18 de Janeiro de 2026. O trabalho é o resultado de uma residência artística enquadrada no tema da programação anual do museu (“Confluências e Criação”) e é composto por retratos e fotografias que contam o percurso de Céu Guarda e a sua perspectiva do MNSR, desde as peças aos autores, e também todo o seu caminho fora dele.
  • Filmes
  • Santa Catarina
Filmes, oficinas e uma discoteca para todas as idades. A programação para famílias do Batalha Centro de Cinema estreia a 6 de Setembro e até 19 de Dezembro vai dar muito o que fazer. O primeiro momento é especial: uma sessão com o filme E.T: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, mas também haverá espaço para O General (1926), de Buster Keaton, ou mesmo Double Dragon (1994), de James Yukich, ou ainda filmes de animação de Dianne Jackson, como o clássico O Boneco de Neve (1982). Mas um dos grandes destaques da programação é a Discoteca com MVRIA, onde as crianças poderão dançar ao som dos temas de David Bowie, ao mesmo tempo que aprendem esta magia do “passar som” com a DJ de serviço.

Mais para fazer

O Porto é uma cidade que se reúne em torno da mesa, onde toda meia dose dá para dois e ninguém nunca se levanta até a última migalha ser vertida. A cozinha da cidade é um reflexo da sua gente: frontal e afectiva; sem afectações, mas exigente. Entre tripas e francesinhas, os portuenses tendem a discutir (às vezes alto!) sobre o que acreditam ser melhor e pior, mas conseguem acabar sempre a brindar como amigos a empunhar finos nas mãos. Nos últimos anos, a cena gastronómica tem-se transformado rapidamente, como reflexo de uma cidade cada vez mais aberta ao mundo – e que conquista mais e mais turistas a cada Verão. De restaurantes de cozinhas internacionais a bares de vinhos modernos, de muitas casas tradicionais a chefs que querem mostrar que é possível elevar a gastronomia local a novos patamares, o Porto tem a mesa posta. É puxar uma cadeira e sentar-se num destes restaurantes. 

Recomendado: Quem é quem? Os espaços e os restaurantes que vai encontrar no Time Out Market Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Publicidade
  • Compras
  • Lojas vintage

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disso, a moda é cíclica, portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 1980, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se.

Recomendado: Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade