A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Teatro Rivoli
© DRTeatro Municipal do Porto - Rivoli

Fantasporto regressa ao Rivoli em Abril com dez dias de cinema

O festival internacional de cinema do Porto está de volta este ano ao Rivoli. A 42.ª edição do Fantasporto está marcada para os dias 1 a 10 de Abril.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Foi à mesa do Café Luso, na Praça Carlos Alberto, que nasceu aquele que viria a tornar-se num dos mais importantes e prestigiados festivais de cinema em Portugal. As mais de quatro décadas do Fantasporto ficaram marcadas por produções de todo o mundo, servindo de montra à produção independente, experimental e de vanguarda, com um gosto particular pelo cinema fantástico.

Em 2020, o Fantasporto escapou por um triz aos efeitos da pandemia que estava a chegar a Portugal e celebrou os seus 40 anos. Em 2021, após um reagendamento, conseguiu manter a edição presencial num novo local, o Hard Club. Este ano, a 42.ª edição do festival regressará ao Rivoli, entre os dias 1 e 10 de Abril. O programa deverá ser anunciado no final deste mês.

Vão ser "dez dias de festa para celebrar o cinema, onde produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores e um público fiel se fundem com um programa multifacetado, com um tónico de género, o cinema fantástico", lê-se na nota de apresentação do evento. Não é assim de admirar que, "a par de um filme de terror, seja exibido um drama intimista, um documentário, um filme de autor ou até uma obra experimental".

O Fantasporto contará com "seis secções principais, quatro delas competitivas, com júris internacionais próprios, que se 'alimentam' das mais recentes produções mundiais vindas de cerca de 50 países por ano e que trazem ao Porto um total de 200 a 250 filmes, entre curtas e longas-metragens". O programa desta edição vai trazer "o cinema mais recente produzido nos cinco continentes e nomes grandes do cinema". 

+ O jardim mágico de ‘Alice no País das Maravilhas’ vai estar no Porto

+ Mural Colectivo da Restauração entra no novo ano com novas cores

+ Livraria Lello poderá ser classificada como monumento nacional

+ As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

+ Os melhores refúgios para este Inverno no Porto

Últimas notícias

    Publicidade