A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há caminhadas guiadas pelas margens escondidas do rio Leça

Desde o Mosteiro de Leça do Balio ao Porto de Leixões, a caminhada segue o curso do rio até à foz, por entre paisagens rurais e industriais.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Architectours tem vindo a organizar caminhadas guiadas por entre as "margens escondidas" do rio Leça. Ao longo de dez quilómetros, segue-se o curso do rio até à foz, por paisagens rurais e industriais. A próxima está marcada para este domingo, 19 de Dezembro, entre as 11.00 e as 16.30.

"Mais do que um passeio, é uma caminhada. Trocamos o pavimento pela terra batida, a paisagem urbana por uma que justapõe a rural com a industrial", lê-se na descrição do evento. "Anteveremos o novo Corredor Verde, passaremos na Linha de Leixões e até faremos um pequeno trilho na Ponte do Carro, cruzando as margens, pontes medievais e velhas azenhas, finalizando com uma estupenda vista sobre o Porto de Leixões."

"Mas não deixa de ser um passeio orientado", acrescenta a organização. "Procuraremos discutir todas as transformações destes interiores distanciados do Atlântico e do Douro, porém ligados a eles. Ainda assim, o Leça é o tema, o passado, o presente e o futuro."

O ponto de encontro será próximo do Mosteiro de Leça do Balio e terminará acima do Porto de Leixões. A caminhada terá uma duração aproximada de cinco horas e meia, com uma primeira paragem para café e, mais à frente, uma segunda paragem no Parque da Ponte do Carro.

Para quem precisar, a organização poderá oferecer transporte de volta ao ponto de partida ou para a estação de metro (Senhor de Matosinhos ou Mercado). As inscrições custam 10€ e o pagamento será feito no início do passeio. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem via Whatsapp (+91 043 0259), pelo Facebook ou através do email architectoursporto@gmail.com.

+ Rio Leça vai ter vigilância ainda este ano

+ Parque do Leça está a nascer em Ermesinde

+ Vai nascer um novo parque fluvial nas margens do rio Leça

+ Aterro da Maia vai ser encerrado e convertido em espaço verde

Últimas notícias

    Publicidade