A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
The Cinematic Orchestra
DRThe Cinematic Orchestra

Há três concertos dos The Cinematic Orchestra para ver em Outubro

Depois de se estrear no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o grupo britânico actua no Porto e em Lisboa.

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

No ano em que assinalam o 20º aniversário do disco “Man With a Movie Camera”, os The Cinema Orchestra têm encontro marcado com os portugueses. O primeiro concerto é já no dia 28 de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Seguem-se espectáculos na Casa da Música (Porto) e na Aula Magna (Lisboa). Estes estão agendados, respectivamente, para domingo, 29, e segunda-feira, 30.

O álbum na origem das comemorações começou a ser desenvolvido em 2001, quando Jason Swinscoe, que em 1999 fundou o grupo de nu jazz e downtempo, foi convidado para desenvolver uma banda sonora para o filme mudo Man With a Movie Camera (1929). O convite surgiu na sequência da eleição do Porto — junto com Roterdão — como Capital Europeia da Cultura.

O clássico de Dziga Vertov, que acompanha uma cidade na União Soviética da década de 20, do dia até à noite, é ainda hoje considerado um dos maiores filmes de todos os tempos pelo British Film Institute. O trabalho dos britânicos resultou num disco homónimo, lançado e apresentado, em 2003, no Coliseu Porto Ageas.

Os temas do próximo projecto dos The Cinematic Orchestra, cuja edição está prevista para 2024, acompanha a música de Man With a Movie Camera nos três concertos, com visuais exclusivos a cargo de Ben Olsen. 

Nas mais de duas décadas de carreira, o grupo produziu quatro álbuns de estúdio. São eles “Motion” (1999), “Every Day” (2002), “Ma Fleur” (2007) e “To Believe” (2019). A discografia inclui também duas bandas sonoras. 

Os bilhetes, que já estão disponíveis online, custam 32€ em Guimarães. Em Lisboa e no Porto o valor sobe para 35€.

Últimas notícias

    Publicidade