[title]
A vida do antigo centro comercial La Vie, junto à movimentada Rua de Santa Catarina, tem sido feita de altos e baixos. Se lá dentro já funcionou uma considerável oferta de comércio e serviços e também o Mercado Temporário do Bolhão, os últimos tempos têm sido marcados por alguma incerteza e desertificação do espaço. Depois de ter sido vendido em 2023, o edifício ganhou um novo nome – Heart of Porto (HOP) – e tem um novo destino: será o novo hub empresarial da cidade, com escritórios, espaços comerciais e também serviços. As obras já arrancaram e a abertura está prevista para o segundo semestre de 2026.
O projecto de reabilitação deste espaço, que foi adquirido pela francesa Tikehau Capital e a espanhola Quest Capital, conta com um investimento estimado de 70 milhões de euros, sendo focado no mundo empresarial, com quatro pisos para escritórios, um auditório com capacidade para 110 lugares e sala multiusos, e integrando também dois pisos para retalho e serviços.
A oferta prevê a criação de uma cafetaria, um supermercado, um ginásio, um bar no terraço com vista para a cidade, 416 lugares de estacionamento, bem como 90 lugares para bicicletas e 42 pontos para carregamento de veículos eléctricos. A garantia é que todo o projecto possa acolher até dois mil postos de trabalho. Já o grande foco são os escritórios: “O projecto destina-se a todas as empresas, nacionais e internacionais que valorizam uma localização premium, que procuram experiências integradas de trabalho, lazer e bem-estar num só local, e que têm na inovação, colectividade e sustentabilidade critérios essenciais para a escolha do local de trabalho”, refere a nota de imprensa.

Abertura prevista para 2026
O HOP vai ainda contar com “balneários modernos, com cacifos e duches, que promovem o commuting activo e o bem-estar no local de trabalho”. Já os pátios interiores vão ter clarabóias e zonas ajardinadas, com áreas de luz natural e espaços verdes. Todo o projecto foi também focado na reabilitação da estrutura já existente, minimizando o desperdício de recursos e adaptando-o às nossas necessidades.

“Estamos confiantes que esta é a localização certa para este projecto. A cidade do Porto tem vindo a afirmar-se como um centro dinâmico de negócios, especialmente nas áreas de tecnologia, consultoria e serviços financeiros, mas os estudos de mercado revelam uma enorme falha na oferta de escritórios premium no centro da cidade. O HOP vem dar resposta, com a vantagem de estar localizado num ecossistema urbano que combina acessibilidade, proximidade com centros comerciais, restaurantes e transportes públicos”, sublinha Cristobal de Castro Cardo, parceiro fundador da Quest Capital.
O processo de comercialização dos escritórios também já arrancou, ”tendo como principais alvos, empresas modernas e inovadoras e um público atento e sofisticado”. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2026 e a abertura será feita numa única fase, já com o edifício totalmente operacional.
+ É oficial: Porto e Gaia escolhidas para Capital Mundial do Desporto 2028
+ O São João à la Time Out está de volta e este ano promete ainda mais festa