A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estação de Metro da Trindade
© Yuki Ho / Unsplash Estação de Metro da Trindade

Já pode usar o cartão bancário contactless para viajar nos transportes do Porto

Durante esta fase inicial, só é possível utilizar o cartão nas linhas de metro do aeroporto e do autocarro 500.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A partir de agora, já é possível utilizar o seu cartão bancário contactless para viajar nos transportes públicos da cidade. Nesta primeira fase, apenas está disponível nas linhas de metro do aeroporto e do autocarro 500 – basta encostar o cartão ao validador. 

O Porto é a primeira cidade, em Portugal, a aderir a este novo sistema, que já está a ser utilizado em 500 cidades a nível mundial. Para já, está na fase de teste, o que significa, segundo o jornal Público, que só pode usufruir deste tipo de pagamento em algumas estações de metro (Aeroporto, Casa da Música, Senhora da Hora, Trindade, Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados) e em todos os autocarros da linha 500, que ligam a Praça da Liberdade e o Mercado de Matosinhos.

A utilização é bastante simples, apenas tem que encostar o seu cartão bancário contactless que pode ser de débito, crédito ou pré-pago e entrar no autocarro ou no metro, não sendo necessário carregar ou comprar os cartões Andante. Durante esta fase, os bilhetes têm um preço único de 2€ e uma duração de uma hora e quinze minutos. 

Citado pelo Público, Gonçalo Santos Lopes, representante da Visa parceira da TIP (Transportes Intermodais do Porto) neste projecto , revelou que “o grande objectivo é facilitar a vida das pessoas que se deslocam nos transportes públicos da cidade do Porto”. 

Se tudo correr bem, até ao final do ano a utilização desta tecnologia será alargada para mais linhas de metro, autocarro e possivelmente eléctricos. Também é possível que, no futuro, estes pagamentos contactless sejam possíveis em transportes de outras cidades portuguesas. 

+ Elevador vai ligar Palácio de Cristal à Rua da Restauração

+ Porto vai ter metrobus entre a Boavista e a Foz 

+ Metro do Porto vai ter sete novas linhas e mais 36 estações

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade