A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'Melting Gastronomy Summit': a comida simples é que é boa

Escrito por
Rita Pereira
Publicidade

Simplicidade à mesa será o mote para o Melting Gastronomy Summit que acontece nos dias 14, 15 e 16 de Novembro, no edifício da Alfândega do Porto. O evento, organizado pela AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade em conjunto com a Academia Internacional de Gastronomia, conta com mais de 30 oradores nacionais e internacionais. Desta lista fazem parte nomes como Chad Robertson, co-criador e chef da aclamada Tartine Bakery, em São Francisco, que falará sobre a panificação e a nova moda do pão com massa-mãe.

A apresentação desta iniciativa, que tem como objectivo enaltecer a cozinha portuguesa, aconteceu no Mercado de Matosinhos. Segundo António Souza-Cardoso, presidente da AGAVI, o evento mostrará  “a força que Portugal tem através da gastronomia”, pretendendo afirmar-se como “um movimento de Portugal no mundo”.

Este movimento usa o sensacionismo de Fernando Pessoa como inspiração, abordando quatro temáticas: Sensações, Sugestões, Consciência e Construção, os quatro painéis das Melting Talks. Cada um ficará a cargo de quatro curadores. Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque, respectivamente.

Miguel Esteves Cardoso, que abre o primeiro dia, reconhece que vivemos numa época em que a cozinha se torna cada vez mais violenta, resultado da ambição de querer melhorar o que não pode ser melhorado. “Simplificar é a coisa mais difícil de fazer porque o resultado fica à vista", conta o escritor, acrescentando que, ao mostrar o lado simples dos pratos, esta será a “nossa maneira de mostrar gratidão à natureza”.

“O homem que comia tudo”, ou melhor, o jornalista e escritor Ricardo Dias Felner, convida-o a sentar-se à conversa. "A que sabe o futuro? O pão e o vinho" contará com a participação de Jay Rayner, escritor e jornalista britânico. A apresentação Melting Gastronomy Summit preparou ainda uma visita a uma banca de peixe, antes de nos sentarmos à mesa.

Veja o vídeo e embarque numa viagem pela cozinha portuguesa.

+ Porto recebe Melting Gastronomy Summit em Novembro

+ Produtos de época e sabores frescos na nova carta d'A Escola by The Artist

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade