Notícias

Mezzoforte. Histórica banda islandesa vem pela primeira vez ao Porto

Considerados uma referência em estilos como o jazz de fusão, o concerto na Casa da Música vai ser o único do grupo no Sul da Europa.

Hugo Geada
Escrito por
Hugo Geada
Jornalista
Mezzoforte
Taborda | Mezzoforte
Publicidade

Um dos mais influentes grupos da Islândia, e uma referência do jazz progressivo e de fusão a nível mundial, os Mezzoforte actuam pela primeira vez no Porto na próxima semana, na terça-feira 27 de Maio, na Sala Suggia da Casa da Música. Este concerto marca o arranque da tour europeia de 2025 e é o único espectáculo da banda no sul da Europa este ano. 

Com uma carreira de 48 anos e 14 álbuns editados, os Mezzoforte tornaram-se conhecidos pelo som instrumental e pelo sucesso internacional alcançado na década de 80, em particular com o tema “Garden Party”, que chegou ao Top 20 da UK Singles Chart.  

Apesar de ser uma presença constante em palcos de todo o mundo, nunca tinham actuado em nenhuma das duas principais cidades portuguesas. Segundo David Martins, músico e produtor responsável pela organização do evento, “a sua posição geográfica explica em parte porque é que em 48 anos de actividade ainda não tenham tocado no Porto (nem em Lisboa)”.  

“Este país está situado perto do Polo Norte, no meio do Atlântico Norte, cercado pela Gronelândia, a Noruega e o Reino Unido, o que levanta aos promotores de concertos alguns desafios: poucas e caras ligações aéreas, muitas das suas tours desenvolvem-se nos países do centro e norte da Europa, ficando Portugal geograficamente fora dos seus itinerários mais frequentes”, argumenta. 

A estreia da banda em território nacional aconteceu apenas no ano passado, no Festival de Jazz de Viana do Castelo, também organizado por David Martins. “O concerto foi incrível, com o Teatro Sá de Miranda lotado. Foi aí que soube que nunca tinham estado no nosso país, o que me levou a programar este concerto na Casa da Música, sendo uma estreia na cidade do Porto”, refere o produtor. 

Além da sua relevância na cena jazzística mundial, os Mezzoforte destacam-se pela capacidade de criar um ambiente de festa e boa energia em cada apresentação, algo que resulta da química contagiante entre os músicos, três dos quais são membros fundadores da banda. Martins sublinha ainda que, devido à idade avançada dos elementos, “não será fácil virem novamente a Portugal”. 

Casa da Música (Porto). 27 Mai (Ter) 21.30. 25€-50€

+ Festival Semibreve regressa a Braga com Actress entre as primeiras confirmações

+ De Marquise a Mr. Gallini, há um autocarro no Porto que é palco de concerto

Últimas notícias
    Publicidade