A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

NorteShopping recebe exposição de Almada Negreiros

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A Colecção Saltimbancos, de José de Almada Negreiros, vai estar em exposição na praça central do NorteShopping, até dia 22 de Outubro.

As obras do artista vão juntar-se à exposição O Circo de Fernand Léger, em exibição no centro comercial desde 6 de Setembro. Composta por 52 litografias e 29 quadros, conta com o Professor Jorge Barreto Xavier, gestor cultural e antigo Secretário de Estado da Cultura, como embaixador e curador. Simultaneamente, na zona de exposições temporárias, têm sido expostas peças de outros artistas que também se inspiraram nas artes circenses, como José Guimarães, Alexandre Rola e David Oliveira.

A colecção de Almada Negreiros marca o fim da exposição de Fernand Léger, que termina também no dia 22. Os saltimbancos, os artistas que na época Medieval faziam pequenas exibições improvisadas de malabarismo, acrobacia e comédia, nas praças, ruas e feiras, foram a grande inspiração do artista para os quadros que agora vão estar expostos.

Paralelamente, no sábado 13, às 17.00, no Fórum FNAC, há uma conversa moderada pelo jornalista Júlio Magalhães, na qual vão participar Teresa Ricou, fundadora do Projecto Chapitô, Paulo Robalo, artista plástico, e Paulo Ribeiro, antigo director do Teatro Viriato de Viseu e da Companhia Nacional de Bailado. O tema da sessão é Performance Circense na actualidade e vão ser debatidas questões como O que é o circo? e Qual a importância desta arte nos dias de hoje?

+ 'Curveball Memory': há mais uma exposição para ver na Galeria Municipal do Porto

+ Duas exposições sobre a arquitectura brasileira para ver na Casa da Arquitectura

+ Queer Porto está de volta para a 4ª edição e traz surpresas

Últimas notícias

    Publicidade