A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Water Cycle' de Daniel Padure no muro do Reservatório dos Congregados
© DR'Water Cycle' de Daniel Padure no muro do Reservatório dos Congregados

Novo mural do Porto ilustra o ciclo da água

O muro do Reservatório dos Congregados, no cimo da Rua da Alegria, foi pintado por Daniel Padure, que mostra a profunda ligação do ser humano à água.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Natural da Roménia, a viver em Portugal desde 2008, Daniel Padure é o autor de "Water Cycle" (Ciclo da Água), o novo mural localizado junto ao Reservatório dos Congregados, na Rua da Alegria.

A obra pretende ilustrar "a profunda ligação do ser humano à água", refere o site do município. Esta sequência de imagens, estendidas por quase 50 metros, conta a história de uma personagem que interage com o movimento contínuo da água, essencial à sua sobrevivência.

'Water Cycle' de Daniel Padure
© DR'Water Cycle' de Daniel Padure

Daniel Padure junta-se assim a outros artistas urbanos que têm contribuído para criar galerias de arte ao ar livre na cidade do Porto, em locais como o Mural Colectivo da Restauração, onde já habitam novas intervenções da autoria de Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta, Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškus.

'Water Cycle' de Daniel Padure
© DR'Water Cycle' de Daniel Padure

O Reservatório dos Congregados, na proximidade da Cooperativa dos Pedreiros, é uma excepção entre os seis reservatórios de água que estão actualmente em serviço – é o único que se apresenta numa estrutura elevada, conhecida como a “Torre dos Congregados”. Além deste, estão ao serviço da empresa municipal Águas do Porto o do Bonfim, Carvalhido, Nova Sintra, Pasteleira e Santo Isidro. Têm uma capacidade total de armazenamento de 125.450 metros cúbicos, que corresponde a um espaço de reserva superior a dois dias de consumo.

+ Novo mural do Porto é uma homenagem às aguadeiras

+ Há uma nova obra de arte urbana de grande escala no Porto

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade