A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Mural da Restauração já tem novas obras de arte urbana

Há novas obras de sete artistas para ver ao longo de 70 metros na Rua da Restauração, nos módulos de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Em Dezembro de 2020, a Câmara do Porto anunciou que ia autorizar um conjunto de novas intervenções artísticas no espaço público da cidade. Entre elas, foi lançada uma convocatória para a quinta fase do Mural Colectivo da Restauração, que por estes dias está novamente transformado numa galeria de arte ao ar livre.

Ao longo de 70 metros da Rua da Restauração, os 14 módulos de sustentação dos jardins do Palácio de Cristal receberam as criações de sete artistas: Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta (Planeta Violeta), Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškus.

Mural de Mariana Bento (Malva)
© DRMural de Mariana Bento (Malva)

A escolha dos artistas ficou a cargo dos membros do júri, constituído pelo artista urbano Hazul (curador do programa), Ricardo Cannatá (arquitecto) e André Carvalho (Circus Network). As criações vão permanecer durante um ano neste espaço da cidade e seguem regras como a utilização de uma paleta comum em tonalidades de verde, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. 

Mural de Planeta Violeta
© DRMural de Planeta Violeta

O Programa de Arte Urbana do Porto foi inaugurado em 2014 pela Câmara Municipal. Desde então, foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade, de carácter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo cerca de seis dezenas de artistas.

Mural de Matilde Cunha
© DRMural de Matilde Cunha

Roteiro da arte urbana no Porto

As novas intervenções de arte urbana no Porto

+ Porto vai ter novos murais de arte urbana

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade