A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
revolução dos cravos
© DR

O 25 de Abril no Porto celebra-se na rua com muita música e muita luta

Concertos, desfiles, homenagens, fogo-de-artifício e jogos tradicionais para os mais pequenos são as iniciativas que fazem parte do programa de celebração dos 49 anos da revolução.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A liberdade volta a sair à rua e a encher o Porto de música e alegria. As comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril já estão alinhadas e vão contar, entre muitas outras iniciativas, com as actuações de bandas musicais como Luta Livre, o projecto de rock e jazz, de cariz interventivo, de Luís Varatojo, produtor e músico que fez parte de bandas como Peste & Sida, A Naifa ou Fandango.

Luta Livre, que apresentará no palco dos Aliados o álbum de estreia “Técnicas de Combate”, editado em 2021, e que aborda temas como desigualdade, injustiça e desinformação, será o principal destaque das comemorações. O espectáculo está marcado para as 22.00 de dia 24 de Abril. A ele juntam-se outros conjuntos e artistas, como o Coral de Letras da Universidade do Porto, no mesmo dia e antes do fogo-de-artifício que acontecerá à meia-noite, e Jorge Lomba e Brigada Victor Jara, no dia seguinte, às 15.00 e às 16.15, respectivamente.

No dia 25 de manhã, a Praça General Humberto Delgado enche-se de actividades para os mais pequenos, com jogos tradicionais a partir das 10.00; e às 14.30, no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto, haverá a habitual homenagem aos resistentes antifascistas. 

É daqui que partirá o Desfile da Liberdade que percorrerá várias ruas e avenidas do Porto – entre elas, a avenida de Rodrigues de Freitas, a rua de D. João IV, a rua de Santo Ildefonso, a de Passos Manuel, a rua de Sá da Bandeira, a praça de D. João I e a rua de Rodrigues Sampaio, terminando na Avenida dos Aliados, onde Jorge Lomba estará a interpretar músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, seguido, depois, da actuação da Brigada Victor Jara, que, criada um ano após a revolução dos cravos, dispensa apresentações. Todas as iniciativas são de acesso livre.

+ Os melhores filmes sobre o 25 de Abril (e a Guerra Colonial)

Últimas notícias

    Publicidade