A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Eclipse da Lua
© Dhaval Parmar/ UnsplashNo dia 21 de Janeiro há um eclipse lunar total

O maior eclipse lunar deste século acontece esta sexta-feira

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Os jardins da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, vão acolher uma sessão gratuita de observação do maior eclipse lunar do século XXI, orientada por José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia. O fenómeno, que acontece amanhã, dia 27, às 21.22, coincide com uma passagem do planeta Marte a apenas 57 milhões de quilómetros da Terra.

Neste dia, durante quase quatro horas, a Lua vai atravessar o cone de sombra criado pela Terra, originando um eclipse lunar de grande impacto, já considerado o maior deste século, pelo que se pode ler em comunicado. A nota, enviada pela autarquia de Matosinhos às redacções, avança que “a Lua vai ainda adquirir um tom avermelhado, produzido pela reflexão da luz do Sol na atmosfera terrestre”.

Nessa mesma noite, Marte (que no seu ponto mais distante chega a ficar a 401 milhões de quilómetros de distância da Terra) estará muito perto, sendo por isso particularmente visível. Vai passar a uma distância de 57 milhões de quilómetros, próxima da mínima verificável entre os dois astros: 54.6 milhões de quilómetros.

Este evento, promovido pelo Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro, terá a duração de uma hora e 43 minutos e não exige inscrição prévia. Para participar, tudo o que precisa de fazer é aparecer e olhar para o céu, preparado para se perder na infinidade do firmamento.

+ Investigadores do Porto criam produto para combater doenças em peixes de aquacultura

+ Cortiça e plantas podem ser a solução para remover poluentes do Porto de Leixões

+ Investigadores do Porto estudam proteína que pode tratar Alzheimer

Últimas notícias

    Publicidade