A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Parque da Asprela no Porto já começou a ser construído

As obras do novo pulmão verde da cidade arrancaram na terça-feira e têm uma duração prevista de 570 dias. O projecto tem um investimento de 1,64 milhões de euros.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

As obras do futuro Parque Central da Asprela, em terrenos da Universidade do Porto, arrancaram nesta terça-feira. Este espaço natural, há muitos anos abandonado, será transformado num "novo pulmão verde" para a cidade, tirando partido das características hidrográficas da ribeira da Asprela.

projecto representa um investimento na ordem dos 1,64 milhões de euros e a obra terá uma duração prevista de 570 dias, revelou a Câmara do Porto. Num comunicado na sua página oficial, o município adianta que o projecto define como prioridade o controlo activo de cheias da ribeira da Asprela, através da criação de uma bacia de retenção com uma capacidade de 10.000 metros cúbicos, harmonizando-a com o espaço verde circundante.

Tendo o enquadramento dos recursos hídricos como cerne do projecto, o projecto do futuro parque prevê a criação de espelhos de água, que vão interligar-se às estruturas verdes e aos percursos pedonais (também acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida) e cicláveis. Como resultado, vai constituir-se uma zona de "boa drenagem hídrica", que reduzirá a ocorrência de cheias e de inundações através da estabilização dos leitos e de margens.

O projecto quer também consolidar a estrutura verde do local, estimuladora da permeabilidade do solo e mitigadora dos problemas desencadeados pelas alterações climáticas, em linha com as ambições do próximo Plano Director Municipal.

+ Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade