A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Sabe onde estão os antigos cafés e botequins do Porto?

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

No dia 14 de Abril dê corda aos sapatos e vá conhecer os "Antigos botequins e cafés do Porto", um evento organizado pela Gbliss - Follow Your Bliss, uma empresa de visitas guiadas e passeios turísticos. O guia é Manuel de Sousa, historiador e autor do blogue “Porto Desaparecido”, que lhe vai dar a conhecer a “história dos cafés desde há 400 anos até à actualidade”.

Em entrevista à Time Out, Manuel descreve este percurso como uma forma de partilhar histórias e “falar sobre os ambientes dos cafés clássicos no Porto e como estes influenciaram a vida cultural” da cidade.

O ponto de encontro é às 09.30 na Praça da Batalha, onde vai poder visitar vários cafés e botequins, entre eles o Águia de Ouro que foi transformado em hotel. O passeio segue depois até Santa Catarina para conhecer melhor o clássico Majestic Café e recordar o Café Palladium que deu lugar a uma Fnac.

Uma das paragens obrigatórias é o café A Brasileira, um dos locais mais emblemáticos do Porto, que “teve muita importância para o MUD, o Movimento de Unidade Democrática, um movimento de resistência ao Salazarismo que tinha reuniões regulares nesse café”, conta o guia.

Café Excelsior também faz parte do roteiro e, apesar de agora ser uma loja da Leica, manteve os espelhos do café original. Depois de uma passagem pela Praça Carlos Alberto, onde está o Café Progresso, “o café dos professores”, o passeio termina na Praça Parada Leitão, no Piolho, mais conhecido como o “café dos alunos.”

Manuel de Sousa, que já colabora há cinco anos com a Gbliss, diz-nos que as actividades que organiza são dirigidas aos portuenses e “a ideia é que estes conheçam a sua história e que tenham orgulho no seu passado e na sua cidade”. A visita tem um custo de 15€. A inscrição é obrigatória e o número de participantes é limitado.

"Construir lugares". Serralves dá lugar a homenagem a Manuel Marques de Aguiar

Porto Blues Fest está de volta ao Palácio de Cristal

Sessenta e oito espectáculos gratuitos no Porto este ano

Últimas notícias

    Publicidade