A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vai nascer a Grande Rota das Montanhas Mágicas

Em 2021, a Grande Rota das Montanhas Mágicas vai poder ser percorrida a pé ou de bicicleta. O percurso circular, com 230 km, une os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Montanhas Mágicas é o nome que se dá ao conjunto das Serras de Montemuro, Arestal, Freita e Arada. São sete os municípios que integram este território encantado: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. O traçado da Grande Rota/Travessia das Montanhas Mágicas já foi divulgado e o projecto deverá ficar concluído na Primavera ou Verão de 2021.

Trata-se de um percurso circular, com 230 km de distância, que une os sete municípios das Montanhas Mágicas. Vai ser possível percorrê-lo a pé (GR – Grande Rota Pedestre), ou em bicicleta de BTT/gravel (GT – Grande Travessia). O percurso poderá levar, em média, quatro a cinco dias para fazer em bicicleta, e até uma semana para percorrer a pé na totalidade. No entanto, estará dividido em sectores e etapas, que poderão ser feitos individualmente. O percurso vai estar devidamente sinalizado.

Grande Rota/Travessia das Montanhas Mágicas explora vários pontos de interesse naturais e culturais da região, nomeadamente os pontos da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, as áreas classificadas (Rede Natura 2000 e Arouca Geopark Mundial da UNESCO), entre outros pontos de interesse natural e cultural do território. Atravessa diversas aldeias e vilas que servirão de pontos de apoio aos utilizadores, promovendo, em simultâneo, a aproximação à comunidade local.

As serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, bem como os vales dos rios Paiva, Vouga, Douro e Bestança, são o palco deste percurso. Confira os dados técnicos e de altimetria:
• Distância: 230 km
• Altura máxima: 1.209,5 m
• Altura mínima: 53,70 m
• Desnível acumulado positivo: 4.862,66 m
• Desnível acumulado negativo: 4.872,66 m
• Distância subida: 96,48 km
• Distância descida: 108,95 km

 © Montanhas Mágicas
© Montanhas Mágicas
 © Montanhas Mágicas
© Montanhas Mágicas

+ O Douro vai ter uma rota de 275 km para conhecer a região de bicicleta

Últimas notícias

    Publicidade