A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
 Laboratório de Cinema da Torre
© CMPorto/Filipa Brito Laboratório de Cinema da Torre

Vai nascer um laboratório de cinema analógico na Ribeira

O futuro Laboratório de Cinema da Torre vai ser instalado num edifício cedido pela Câmara Municipal do Porto.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A Ribeira vai transformar-se na casa do futuro Laboratório de Cinema da Torre. O espaço será instalado num edifício cedido pela Câmara Municipal do Porto, localizado na zona do Barredo, e é lá que vai "funcionar este projecto cultural, que adoptará um modelo cooperativo e aberto ao público", lê-se no portal municipal.

Trata-se de uma cedência temporária do edifício (na Rua de Baixo e Viela do Buraco), aprovada pelo executivo em Julho, onde se pretende "desenvolver o projecto Laboratório de Cinema da Torre, com enfoque na prática, experimentação, produção e formação no âmbito dos formatos analógicos de cinema, nomeadamente a película em formato Super-8, 16mm e 35mm". 

O funcionamento do espaço será adaptado às necessidades dos respectivos públicos-alvo, como realizadores, artistas, técnicos e até estudantes de cinema. Tendo isto em conta, estará disponível "em regime atelier para associados com conhecimento já adquirido no laboratório de cinema; em regime de laboratório aberto para uso público; ou através da criação de programas de formação, intercâmbios, prestação de serviços, estágios, e também residências artísticas". 

Laboratório de Cinema da Torre
© CMPorto/Filipa BritoFuturas instalações do Laboratório de Cinema da Torre

"No contexto português não existe nenhum laboratório com este perfil, cooperativo ou associativo, e não lucrativo, que portanto pode ter um uso muito interessante para a classe de realizadores e artistas que trabalham com estes formatos", explicou Guilherme Blanc, director artístico do Batalha Centro de Cinema, ao portal de notícias do município. A Laia - Cooperativa Cultural, criada recentemente por mulheres artistas do Porto, ficou responsável pela execução das obras de reabilitação e adaptação do imóvel. 

Como apoio a esta iniciativa, a Câmara do Porto concedeu 30 mil euros ao projecto, que vai transformar uma torre medieval, que não era utilizada há cerca de 15 anos, num laboratório de cinema analógico. 

Batalha Centro de Cinema abre no início de 2022

Últimas notícias

    Publicidade