Os melhores sítios para comer queijo no Porto

Amantes de queijo, esta lista é para vocês: amanteigados, curados, portugueses ou viajados. Os melhores sítios para comer queijo no Porto estão aqui
Armazém do Queijo
© Marco Duarte Armazém do Queijo
Por Teresa Castro Viana |
Publicidade

É um tema nada consensual, é um facto. E um assunto da máxima seriedade, para quem gosta verdadeiramente de queijo. De Portugal, Espanha, França ou Itália, há vários exemplares para conhecer. Tome nota dos melhores sítios para comer queijo no Porto.

Os melhores sítios para comer queijo no Porto

 Tábua Rasa
© DR
Restaurantes, Petiscos

Tábua Rasa

icon-location-pin Baixa

Tábuas recheadas de queijos e enchidos portugueses: é isto que pode encontrar no Tábua Rasa, um dos melhores sítios na cidade para comer o que de melhor se faz por cá. Entre as 25 variedades de queijo, que também pode comprar, conte com queijo de ovelha picante, Terrincho DOP, queijo de mistura da Beira Baixa e queijo de Nisa. Para beber? Um bom vinho português.

Reitoria
© DR
Restaurantes, Steakhouse

Reitoria

icon-location-pin Baixa

Vendidos a peso para levar ou em tábuas para comer como entrada, no Reitoria as variedades de queijo são muitas. Pecorino picante, Manchego, Roquefort, Seia de meia cura, Terrincho e Provolone são alguns dos que fazem parte da lista e acompanham bem com os vários enchidos italianos que também se encontram por lá.

Publicidade
Xico Queijo
© João Saramago
Bares

Xico Queijo

icon-location-pin Galerias

O nome não deixa margem para dúvidas: os queijos são uma parcela importante na história do Xico Queijo. A tábua Portugal, por exemplo, junta alguns bons queijos portugueses como o Terrinho DOP, o Nisa DOP e o queijo da Ilha de São Jorge. Mas há outras, como a Clássica, com Emmental, Manchego e Gorgonzola. Para beber, um bom vinho ou a incrível sangria rosé de pepino e uva.

Armazém do Queijo
© Marco Duarte
Restaurantes, Petiscos

Armazém do Queijo

icon-location-pin Campo Alegre

São mais de três dezenas de queijos numa montra que faz subir os níveis de colestrol só de olhar. Parmesão, Camembert, Gorgonzola e queijo de Azeitão são alguns dos exemplares que por lá pode encontrar. Para devorar em tostas ou nas habituais tábuas. Se preferir também pode comprar os queijos e devorá-los no conforto do sofá ou fazer um brilharete no próximo jantar de amigos.

 

Publicidade
Puro 4050 - Mozzarela em creme frio de Tomate
© João Saramago
Restaurantes, Italiano

Puro 4050

icon-location-pin Flores

O Puro 4050 é uma autêntica ode às mozzarellas. Há mozzarella fresca, bocconcini, uma bolinha com mais textura; affumicata, que é fumada; burrata, uma mozzarella recheada com nata de búfala e com as aparas das outras mozzarellas; e a treccia, em formato de trança. O conceito passa por conjugá-las com diferentes vegetais e charcutaria italiana.

Vogue Café
© DR
Restaurantes, Cafés

Vogue Café

icon-location-pin Galerias

Acaba de abrir na Baixa o primeiro Vogue Café e a carta está recheada de boas sugestões internacionais como o gaspacho de tomate e a poké bowl de salmão. Mas, e ainda bem, também há alternativas bem portuguesas, como os enchidos, queijos nacionais e compota, um pequeno prato ideal para acompanhar com um copo de vinho.

Publicidade
Rei dos Queijos
© João Saramago
Restaurantes, Português

Rei dos Queijos

icon-location-pin Baixa

O Rei dos Queijos foi devolvido à cidade e junta dois espaços num só: de um lado, uma loja com dezenas de queijos nacionais, e do outro um restaurante/bar onde pode provar tábuas, pratos frios e pratos quentes. O queijo São Jorge de 36 meses de cura é um dos mais cobiçados da montra.

Pisca
©João Saramago
Restaurantes, Português

Pisca

icon-location-pin Foz

Petiscar é a palavra de ordem neste restaurante em plena Cantareira, dos mesmos donos do Traça. E como os queijos não podem faltar, aqui há uma tábua com gorgonzola, queijo de São Jorge e queijo de ovelha amanteigado, que acompanham com compota de abóbora e tostas.

Publicidade
Queijaria do Almada
© João Saramago
Compras, Queijarias

Queijaria do Almada

icon-location-pin Baixa

Ok, este não é propriamente um sítio para comer queijo, mas sim para comprar. O que vale é que, sempre que um cliente entra na nova Queijaria do Almada, é-lhe dado a provar algum (ou alguns) dos tipos de queijo que aqui se vendem. Ou seja, quando lá for para abastecer a despensa, aproveite também abastecer o estômago.

Lareira
© DR
Restaurantes, Petiscos

Lareira

icon-location-pin Baixa

Além das sandes, nesta tasquinha na Baixa (que também tem um espaço perto de Serralves), há tábuas para todos os gostos: de enchidos, de queijos e mista, com o melhor dos dois mundos. Passe lá depois do trabalho, peça pão e vinho para acompanhar e vai ver que não precisa de mais nada.

Outras sugestões

Romeu e Julieta do Ernesto
© Marco Duarte
Restaurantes, Restaurantes

Três sítios para comer Romeu e Julieta no Porto

Se não se deixa levar por modas e prefere devorar sobremesas que lhe fazem lembrar os almoços em casa da avó, este artigo é para si. Estes são os três melhores sítios para comer Romeu e Julieta no Porto, esse casamento perfeito entre queijo e marmelada.

Sandes de Presunto
© João Saramago
Restaurantes, Restaurantes

As melhores sandes no Porto

Pernil de porco, leitão e presunto são alguns dos ingredientes que recheiam as sanduíches desta lista. Seja em pão de mistura, chapata ou focaccia, a lista das melhores sandes no Porto dá para todos os gostos.

Publicidade
Rissóis de carne
© João Saramago
Restaurantes, Petiscos

Três sítios para comer rissóis de carne no Porto

Petiscar é um verbo que deve ser pronunciado com agrado, de preferência rodeado de amigos e com umas cervejas à frente. Os rissóis de carne são um dos snacks que mais se encontram na cidade mas nesta lista dizemos-lhe qual é o top 3.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com