Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

Dez restaurantes, três ruas, uma enorme esplanada comum. Este Verão, a iniciativa Todos para a Rua! volta a trocar os carros por mesas ao ar livre com especialidades para todos os gostos.

Publicidade
Todos para a Rua! Cascais
Manuel Manso

As Festas do Mar, o festival preferido dos cascaenses está de volta à baía com dez noites de concertos gratuitos. Jorge Palma e Sérgio Godinho, Anselmo Ralph, Ana Moura, Anavitoria, Amor Electro e The Gift são os pratos principais das Festas do Mar, numa edição que termina a 25 de Agosto com o regresso dos Delfins a servir de sobremesa.

O projecto Todos para a Rua!, que começou em 2016 com apenas cinco restaurantes e este ano junta 10, vai estar a funcionar a todo o gás durante o evento, com as ruas Nova da Alfarrobeira, Afonso Sanches e Alexandre Herculano fechadas ao trânsito e cheias de mesas para comer ao ar livre – antes, durante ou depois dos espectáculos de entrada gratuita.

Até ao final de Setembro, todos continuam a ir para a rua, mas apenas às sextas (18.00-02.00), sábados (12.00- 02.00) e domingos (12.00-00.00).

Recomendado: O melhor de Cascais

Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

1
La Contessa
Fotografia: Alessandra Miranda @lk.food.photography
Restaurantes

La Contessa

Cascais

Noites quentes pedem pratos frescos – e os da La Contessa nunca desiludem. Neste pequeno restaurante, que triplica durante o Todos para a Rua!, os protagonistas são os carpaccios, ceviches, tártaros e piadinas. Bem sabemos que as noites de Cascais raramente são assim tão abrasadoras (leve um agasalho), mas não deixe de se atirar também a um dos cocktails fresquíssimos da casa, como o mojito de maracujá, o pisco sour ou o La Contessa, com ginjinha e toranja.

Rua Alexandre Herculano, 95. 91 457 44 46

2
Waka Cevicheria
Ana Luzia
Restaurantes, Peruano

Waka Cevicheria

Cascais

Os emigrantes japoneses no Peru criaram a cozinha nikkei, que funde especialidades das duas culturas. No Waka, os ceviches ficam mais doces e menos avinagrados, enquanto os uramakis são servidos com coberturas marinadas. As causas encolhem e ganham a forma de rolinhos de sushi e o sashimi aparece mais fino que nunca, sem o seu nome nipónico, mas antes com um latino: tiraditos. Acompanhe de cabelos ao vento com o chicha morada, o sumo tradicional do Peru.

Rua Alexandre Herculano, 96. 21 486 4100

Publicidade
3
moules & gin
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes, Global

Moules & Gin

Cascais

Se há estrelas no céu da Rua Nova da Alfarrobeira, por estes dias devem ser os mexilhões. Os astros do primeiro restaurante da cadeia Moules & Co saem porta fora para chegar às mesas corridas ao ar livre em enormes baldes, onde é altamente aconselhável mergulhar o pão e as batatas fritas no molho. Em Cascais, as moules escorregam melhor com a ajuda de generosos baldes de gin.

Rua Nova da Alfarrobeira, 14. 21 486 7604.

4
Dom Diniz
Restaurantes, Português

Dom Diniz

Cascais

Se estiver meio perdido entre as mesas espalhadas pela rua, olhe para cima: onde está a bicicleta pendurada no telhado é onde fica o Dom Diniz, com os seus presuntos a cair do tecto, as suas paredes forradas de garrafas de vinho, a sua vitrine de queijos e enchidos e os seus petiscos tradicionais. As saladas de polvo e bacalhau ou o cachaço de porco preto vão bem com um copo de vinho.

Rua Alexandre Herculano, 77. 91 881 4104.

Publicidade
5
Avocando Cascais
DR
Restaurantes

Avocando

Cascais

É uma das novidades da época alta da vila e o filho mais novo do projecto Todos para a Rua! O nome não engana: aqui todos os pratos têm abacate, das entradas às sobremesas. Lá dentro é tudo altamente instagramável, com uma parede forrada com plantas verdinhas e um enorme néon, mas nas próximas semanas escolha mas é uma das mesas da esplanada partilhada com os vizinhos.

Rua Alexandre Herculano, 82. 21 486 22 89.

6
Souk
Restaurantes, Mercearias finas

Souk

Cascais

Lá dentro há frascos de especiarias, compotas, patés, vinhos, azeites e uma montra cheia de queijos. Mas vale a pena sentar-se para fazer uma degustação, principalmente agora, com muito mais lugares disponíveis na esplanada. Há sopas e saladas, mais leves, e pratos como polvo à lagareiro ou entrecosto assado, para digerir ao ritmo de Anselmo Ralph, Amor Electro ou The Gift.

Rua Alexandre Herculano, 3B. 21 157 3528/ 96 201 8570.

Publicidade
7
Hamburgueria do Bairro
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes, Hambúrgueres

Hamburgueria do Bairro Cascais

Cascais

Há fórmulas que nunca falham. Um hambúrguer em dia de festival de música é uma delas; um hambúrguer quando anda com os miúdos atrás é outra. Assim, se vai levar a família a ver um dos espectáculos infantis das Festas do Mar (este sábado há Atchim às 18.30; dia 24 o palco abre à mesma hora com As Canções da Maria), a Hamburgueria do Bairro é capaz de ser o destino mais familiar, agora com os hambúrgueres do costume a ser servidos no meio da rua.

Rua Alexandre Herculano, 72. 21 482 0085

8
Restaurantes, Petiscos

Taberna Clandestina

Cascais

Mais um restaurante pequenino que cresce porta fora no Verão. Ideal para petiscar, tem uma mistura de especialidades portuguesas e italianas (vá por nós e peça a burrata, bem cremosa) e a partir das 22.00/23.00 torna-se bar. Um achado para jantar e sair à noite, sem sair do mesmo sítio (bem, só para dar um saltinho na baía a ver as festas).

Rua Afonso Sanches, 36. 91 622 9630

Publicidade
9
Restaurantes

Polvo Vadio

Cascais

Os criadores deste restaurante pegaram no molusco mais famoso de Cascais e fizeram um espaço onde é ele o rei de todos os pratos, das pataniscas aos rissóis, das migas ao arroz. Agora, o trono está montado na rua – e para chegar às Festas do Mar é um tirinho. Basta descer a rua da Polícia e voilá.

Rua Afonso Sanches 47, Cascais. 21 483 0968

10
Restaurantes

Galeria 38

Cascais

À porta do número 38 da Rua Afonso Sanches, as mesas com toalhas aos quadrados vermelhos e brancos denunciam o que lá vai dentro: uma cozinha tradicional e honesta, onde no Verão não faltam clássicos como sardinhas e sangria.

Rua Afonso Sanches, 38. 21 486 82 06

Mais Cascais

Restaurantes

Cinco sítios para comer peixe em Cascais

Basta avistar a Baía de Cascais ao longe, no caminho pela marginal, para perceber que estamos em terra de pescadores. Há muitos restaurantes que merecem uma visita na vila, mas nesta lista o que vai encontrar são os melhores sítios para comer peixe em Cascais. 

Publicidade
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. 

You may also like

    Publicidade