Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Rua Amarela
Manuel Manso

Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

Dez restaurantes, três ruas, uma enorme esplanada comum. Este Verão, a iniciativa Todos para a Rua! volta a trocar os carros por mesas ao ar livre com especialidades para todos os gostos.

Por Vera Moura
Publicidade

As Festas do Mar, o festival preferido dos cascaenses está de volta à baía com dez noites de concertos gratuitos. Jorge Palma e Sérgio Godinho, Anselmo Ralph, Ana Moura, Anavitoria, Amor Electro e The Gift são os pratos principais das Festas do Mar, numa edição que termina a 25 de Agosto com o regresso dos Delfins a servir de sobremesa.

O projecto Todos para a Rua!, que começou em 2016 com apenas cinco restaurantes e este ano junta 10, vai estar a funcionar a todo o gás durante o evento, com as ruas Nova da Alfarrobeira, Afonso Sanches e Alexandre Herculano fechadas ao trânsito e cheias de mesas para comer ao ar livre – antes, durante ou depois dos espectáculos de entrada gratuita.

Até ao final de Setembro, todos continuam a ir para a rua, mas apenas às sextas (18.00-02.00), sábados (12.00- 02.00) e domingos (12.00-00.00).

Recomendado: O melhor de Cascais

Os 10 restaurantes do projecto Todos para a Rua! em Cascais

La Contessa
La Contessa
Fotografia: Alessandra Miranda @lk.food.photography

1. La Contessa

Restaurantes Cascais

Noites quentes pedem pratos frescos – e os da La Contessa nunca desiludem. Neste pequeno restaurante, que triplica durante o Todos para a Rua!, os protagonistas são os carpaccios, ceviches, tártaros e piadinas. Bem sabemos que as noites de Cascais raramente são assim tão abrasadoras (leve um agasalho), mas não deixe de se atirar também a um dos cocktails fresquíssimos da casa, como o mojito de maracujá, o pisco sour ou o La Contessa, com ginjinha e toranja.

Rua Alexandre Herculano, 95. 91 457 44 46

Waka Cevicheria
Waka Cevicheria
Ana Luzia

2. Waka Cevicheria

Restaurantes Peruano Cascais

Os emigrantes japoneses no Peru criaram a cozinha nikkei, que funde especialidades das duas culturas. No Waka, os ceviches ficam mais doces e menos avinagrados, enquanto os uramakis são servidos com coberturas marinadas. As causas encolhem e ganham a forma de rolinhos de sushi e o sashimi aparece mais fino que nunca, sem o seu nome nipónico, mas antes com um latino: tiraditos. Acompanhe de cabelos ao vento com o chicha morada, o sumo tradicional do Peru.

Rua Alexandre Herculano, 96. 21 486 4100

Publicidade
moules & gin
moules & gin
Fotografia: Ana Luzia

3. Moules & Gin

Restaurantes Global Cascais

Se há estrelas no céu da Rua Nova da Alfarrobeira, por estes dias devem ser os mexilhões. Os astros do primeiro restaurante da cadeia Moules & Co saem porta fora para chegar às mesas corridas ao ar livre em enormes baldes, onde é altamente aconselhável mergulhar o pão e as batatas fritas no molho. Em Cascais, as moules escorregam melhor com a ajuda de generosos baldes de gin.

Rua Nova da Alfarrobeira, 14. 21 486 7604.

4. Dom Diniz

Restaurantes Português Cascais

Se estiver meio perdido entre as mesas espalhadas pela rua, olhe para cima: onde está a bicicleta pendurada no telhado é onde fica o Dom Diniz, com os seus presuntos a cair do tecto, as suas paredes forradas de garrafas de vinho, a sua vitrine de queijos e enchidos e os seus petiscos tradicionais. As saladas de polvo e bacalhau ou o cachaço de porco preto vão bem com um copo de vinho.

Rua Alexandre Herculano, 77. 91 881 4104.

Publicidade
Avocando Cascais
Avocando Cascais
DR

5. Avocando

Restaurantes Cascais

É uma das novidades da época alta da vila e o filho mais novo do projecto Todos para a Rua! O nome não engana: aqui todos os pratos têm abacate, das entradas às sobremesas. Lá dentro é tudo altamente instagramável, com uma parede forrada com plantas verdinhas e um enorme néon, mas nas próximas semanas escolha mas é uma das mesas da esplanada partilhada com os vizinhos.

Rua Alexandre Herculano, 82. 21 486 22 89.

6. Souk

Restaurantes Mercearias finas Cascais

Lá dentro há frascos de especiarias, compotas, patés, vinhos, azeites e uma montra cheia de queijos. Mas vale a pena sentar-se para fazer uma degustação, principalmente agora, com muito mais lugares disponíveis na esplanada. Há sopas e saladas, mais leves, e pratos como polvo à lagareiro ou entrecosto assado, para digerir ao ritmo de Anselmo Ralph, Amor Electro ou The Gift.

Rua Alexandre Herculano, 3B. 21 157 3528/ 96 201 8570.

Publicidade
Hamburgueria do Bairro
Hamburgueria do Bairro
Fotografia: Ana Luzia

7. Hamburgueria do Bairro Cascais

Restaurantes Hambúrgueres Cascais

Há fórmulas que nunca falham. Um hambúrguer em dia de festival de música é uma delas; um hambúrguer quando anda com os miúdos atrás é outra. Assim, se vai levar a família a ver um dos espectáculos infantis das Festas do Mar (este sábado há Atchim às 18.30; dia 24 o palco abre à mesma hora com As Canções da Maria), a Hamburgueria do Bairro é capaz de ser o destino mais familiar, agora com os hambúrgueres do costume a ser servidos no meio da rua.

Rua Alexandre Herculano, 72. 21 482 0085

8. Taberna Clandestina

Restaurantes Petiscos Cascais

Mais um restaurante pequenino que cresce porta fora no Verão. Ideal para petiscar, tem uma mistura de especialidades portuguesas e italianas (vá por nós e peça a burrata, bem cremosa) e a partir das 22.00/23.00 torna-se bar. Um achado para jantar e sair à noite, sem sair do mesmo sítio (bem, só para dar um saltinho na baía a ver as festas).

Rua Afonso Sanches, 36. 91 622 9630

Publicidade

9. Polvo Vadio

Restaurantes Cascais

Os criadores deste restaurante pegaram no molusco mais famoso de Cascais e fizeram um espaço onde é ele o rei de todos os pratos, das pataniscas aos rissóis, das migas ao arroz. Agora, o trono está montado na rua – e para chegar às Festas do Mar é um tirinho. Basta descer a rua da Polícia e voilá.

Rua Afonso Sanches 47, Cascais. 21 483 0968

10. Galeria 38

Restaurantes Cascais

À porta do número 38 da Rua Afonso Sanches, as mesas com toalhas aos quadrados vermelhos e brancos denunciam o que lá vai dentro: uma cozinha tradicional e honesta, onde no Verão não faltam clássicos como sardinhas e sangria.

Rua Afonso Sanches, 38. 21 486 82 06

Mais Cascais

Cinco sítios para comer peixe em Cascais

Restaurantes

Basta avistar a Baía de Cascais ao longe, no caminho pela marginal, para perceber que estamos em terra de pescadores. Há muitos restaurantes que merecem uma visita na vila, mas nesta lista o que vai encontrar são os melhores sítios para comer peixe em Cascais. 

Publicidade
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas

As melhores praias da linha de Cascais

Coisas para fazer

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade