A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dasniya Sommer
© DRDasniya Sommer

O Vivarium Festival está de volta e começa hoje

O Vivarium Festival começa hoje e vai falar sobre a relação entre a humanidade e a tecnologia.

Escrito por
Sérgio Gomes da Costa
Publicidade

Este ano o festival desenvolve-se em torno de uma pergunta: “Natural Intelligence: What AI still can’t do?” O objectivo é reflectir sobre o impacto da tecnologia nas artes e na sociedade, com as atenções especialmente focadas na inteligência artificial. Para isso, foi criado um programa que poderá acompanhar entre quinta-feira 28 e sábado 30 na sede do evento, o Maus Hábitos, mas também no Passos Manuel, no Ateneu Comercial e na Reitoria da Universidade do Porto.

Recomendado: Saiba quais os espectáculos a não perder em 2019

O Vivarium Festival está de volta e começa hoje

  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Santa Catarina

Há muito para ver. A começar pela celebração dos 18 anos do Maus Hábitos, assinalada com uma exposição do seu arquivo fotográfico na Galeria Portátil, que é uma galeria em miniatura. O arquivo do projecto será também usado pelo Openfield CreativeLab, desta feita através de videomapping. Para quem gosta de outros mundos, há uma instalação de realidade virtual de Pedro Bandeira, revelando um cenário entre o paradisíaco e o distópico. Parecido com isto deverá ser o chatbot Tyro, do colectivo CADA, que vai permitir uma conversa com um computador (ou algo parecido com isso). As exposições estarão no Maus Hábitos e têm entrada gratuita.

Performance
©DR

Performance

O título desta vertente foi retirado de uma frase do filósofo Friedrich Nietzsche, a saber: “Uma corda estendida entre o animal e o super-homem, uma corda sobre o abismo.” Porquê? Porque há algumas intervenções a envolver fios, desde a dança de Jungin Jung ao shibari de Dasniya Sommer. Mas também há, por exemplo, dança butoh de Yuko Kominami e uma entrada no Second Life com uma aula de dança aberta ao público.

Publicidade
Conferência
© DR

Conferência

Na Reitoria da Universidade do Porto estarão reunidos alguns nomes do pensamento, como Charles Travis, Jean-Claude Dumoncel, Sofia Miguens, Catarina Pombo, Nuno Crespo, João Ribas e Francisco Santos. Encontro marcado para sábado 30 às 14.00.

Música
© Marco Duarte

Música

Há um cartaz de luxo na vertente musical. Conte-se com a electrónica densa de Tim Hecker, o theremin de Elizabeth Brown, a música de dança de BLEID, o rock planador dos Stereoboy, o grime triturado de Proc Fiskal e um DJ set de Yannick Hofmann. Para o aniversário do Maus Hábitos há uma festa no Passos Manuel com Crónica Electrónica, Banho Maria, Shuggah Lickurs, Beyoncé Fest, Monster Jinx e Groove Ball.

Mais coisas para fazer

  • Coisas para fazer

À boleia do Carnaval, que nos brinda com grandes nomes da indústria musical para noites épicas, mas também com oficinas e actividades temáticas, pode começar o mês de Março da melhor maneira. A sua agenda vai continuar preenchida durante o resto do mês, graças aos concertos, exposições de design, pintura ou fotografia, e peças de teatro espalhadas pela cidade. O Inverno está quase a ir embora, a Primavera está a chegar, e esses são bons motivos para sair de casa. Arranje tempo livre porque esta lista com as melhores coisas para fazer no Porto em Março está à sua espera. Recomendado: As maiores atracções no Porto

  • Teatro

Março traz à cidade espectáculos para todos os gostos e as opções são tantas que se torna difícil escolher só um. A pensar nisso (e porque gostamos de lhe facilitar a vida), preparámos-lhe esta lista com espectáculos a não perder no Porto em Março. Por cá vai poder assistir, por exemplo, a uma reinterpretação de Hamlet, uma das obras mais conhecidas de William Shakespeare, ou a dois espectáculos inseridos na programação da segunda edição da BoCA - Biennial of Contemporary Arts. Ficou curioso? Então agarre na agenda e vá apontando as datas para que nada lhe escape.  Recomendado: 31 coisas incríveis para fazer no Porto

Publicidade
  • Noite
  • Clubes

Gosta de música e de abanar o corpinho quando cai a noite na cidade? Então esta lista, com as melhores noites no Porto em Março, foi feita à sua medida. Espaços como o Pérola Negra e Passos Manuel servem de palco às melhores festas deste mês, nas quais vai poder vibrar com sons como electrónica, techno e funk brasileiro. Agora que já sabe como e onde passar as suas noites, só tem que reunir o seu grupo de amigos, escolher a qual festa ir e divertir-se até o sol raiar. Recomendado: Três bares com karaoke no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade