Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Três exposições para ver na Porto Design Biennale

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

porto design biennale
© DR

Três exposições para ver na Porto Design Biennale

A partir de quinta 19, a primeira edição do evento traz 200 artistas e 20 curadores ao Porto e a Matosinhos. Escolhemos três exposições que não pode perder

Por Maria Monteiro
Publicidade

Se está a ler este texto certamente está rodeado de design, mesmo sem dar conta. O trabalho de designers está nesta página e no espaço onde está a consultá-la. “O design está omnipresente na nossa vida, mas essa ligação quotidiana dá-lhe um efeito de invisibilidade”, afirma José Bártolo, curador-geral da Porto Design Biennale, que arranca na quinta 19 e se estende até 8 de Dezembro. A primeira edição do evento surge, precisamente, para contornar “a falta de consciência de que muitos dos objectos à nossa volta são design e têm produção portuguesa”. O programa inclui conferências, performances e workshops e, claro, exposições em vários espaços da cidade. Escolhemos três que não pode deixar de ver.

Recomendado: Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Três exposições para ver na Porto Design Biennale

millennials - design do novo milénio
millennials - design do novo milénio
© DR

Millennials - Design do Novo Milénio

Coisas para fazer Porto

O tema da edição inaugural é Post Millennium Tension, já que se pretende pensar “o design face às tensões do novo milénio”, como as migrações, as alterações climáticas ou o Brexit. Millennials é uma das exposições nucleares e integra 20 projectos de designers nascidos nas décadas de 1980 e 1990, cujos trabalhos estão relacionados com design de comunicação e design de interacção. 

Galeria Municipal do Porto. Rua de Dom Manuel II (Palácio de Cristal). Ter-Sáb 10.00-18.00 Dom 14.00-18.00. Grátis

Que força é essa
Que força é essa
© Ines d'Orey

Que Força É Essa - Imagens de Protesto e Participação Democrática em Portugal

Museus Arte e design Matosinhos

A exposição Que Força É Essa - Imagens de Protesto e Participação Democrática em Portugal parte do espólio do arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira, e apresenta cartazes utilizados em manifestações, além de vídeos e fotografias referentes à “história da participação cívica” em Portugal.

Casa da Arquitectura. Av. Menéres, 456. Ter-Sex 10.00-19.00 Sáb-Dom 10.00-20.00. Grátis.

Publicidade
Portugal Industrial
Portugal Industrial
© DR

Portugal Industrial - Ligação entre o Design e a Indústria

Arte Massarelos

A promoção, divulgação e criação de redes internacionais para o design português é o grande objectivo da bienal. Não admira, pois, que este assuma o protagonismo em exposições como Portugal Industrial, onde estão reunidos alguns objectos de uso quotidiano produzidos por fabricantes nacionais, entre eles a Ach Brito/Claus Porto, Viarco, Torneiras Roriz, CutBrick ou a Vigor (Lactogal).

Espaço Artes Mota Galiza. Rua Calouste Gulbenkian, 115. Sáb 15.00-18.00 ou por marcação. Grátis.

Mais arte para ver no Porto

Viola
©Casa Museu Teixeira Lopes

16 obras de arte para ver no Porto

Arte Obra-prima

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.  Recomendado: As melhores galerias de arte no Porto

Arte, Galeria, Ó Galeria
©Cláudia Paiva

Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Arte Galerias

Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. Ora, o que o leitor pode não saber é onde encontrar essa mesma arte. Entre sem medos numa das várias galerias que existem no Porto, muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda, dê uma vista de olhos, e, se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil — ou dispendioso — como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que destacamos nesta lista. Recomendado: 16 obras de arte para ver no Porto

Publicidade
Mural da Trindade criado por Mr. Dheo
© DR

Roteiro da arte urbana no Porto

Arte Arte urbana

Com nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto. Da Rua da Madeira, passando pela Rua Miguel Bombarda e acabando em Miragaia, nenhum ponto foi esquecido. Carregue a bateria do telemóvel e seja um turista na sua própria cidade.

Galeria Mario Sequeira
©DR

Galerias de arte no Minho que tem de conhecer

Arte Galerias

Escondidas como os melhores tesouros, as galerias de arte no Minho têm muito para mostrar ao mundo. De quintas agrícolas a edifícios premiados, da pintura ao design, mostramos cinco espaços imperdíveis para acompanhar a arte contemporânea.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade