A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Meditation at PAMM
Photograph: Shutterstock

Desligue-se do mundo com a ajuda destas apps de meditação

Alinhar corpo e mente para controlar a ansiedade – estas apps de meditação ajudam.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Vai ter de deixar os preconceitos de lado, porque é provável que tenha uma ideia errada sobre o que é a meditação. Qualquer um é capaz de meditar, mesmo quem acha que não consegue deixar de pensar em mil e uma coisas ao mesmo tempo. Ter a capacidade de desligar-se do mundo, por breves instantes que sejam, vai ajudar a reduzir os níveis de ansiedade – que nesta altura de confinamento atingem os píncaros – e a focar-se no que realmente importa. Até porque nem tudo tem de se transformar num problema, tudo pode ser relativizado para que consiga equilibrar a saúde emocional, física e mental. Portanto, o ideal será aproveitar este período de isolamento para poder mudar de rotinas e torná-las mais saudáveis, e estas apps de meditação podem ajudar na tarefa. A meditação é um ginásio mental, por isso concentre-se. 

Recomendado: Cinco apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena

Desligue-se do mundo com estas apps de meditação:

Medite.se
medite.se

Medite.se

Depois de criar o perfil, todas as sessões já feitas ficam registadas para que possa acompanhar o seu percurso e perceber se evolui ao longo do tempo. Há um módulo de iniciação, várias sessões para crianças, meditações avançadas ou até músicas para relaxar, com sons de pássaros ou de água em movimento, por exemplo. Esta aplicação é narrada pelo terapeuta brasileiro Tadashi Kadomoto e todo o acesso é gratuito.

Grátis. IOS e Android

Headspace
headspace

Headspace

Começar a meditar é muito mais fácil com a ajuda desta aplicação. O plano para iniciantes é gratuito e inclui sessões de três, cinco ou dez minutos e diferentes tipos de meditação. Há versões para pessoas mais ansiosas ou para ouvir antes de dormir, e pode até escolher uma voz masculina ou feminina. O único ponto menos positivo é que só está disponível em inglês. Se assim o permitir, a aplicação também lança no ecrã mensagens motivacionais durante o dia, o que é uma mais-valia em tempos de crise.

Download gratuito, preço varia confome a subscrição escolhida dos pacotes premium. IOS e Android

Publicidade
MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better
MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better

MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better

“Agora vai fechar os olhos e imaginar…” – esta é provavelmente a melhor forma de descrever a MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better, uma app de meditação guiada. Além da meditação, tem um “mood tracker” que o utilizador usa para ver o progresso a acontecer. Para quem sofre de insónias, há ainda uma secção com sons que ajudam a adormecer. Para os mais ansiosos, é possível fazer exercícios de respiração de poucos minutos que ajudam a controlar possíveis ataques de ansiedade ou momentos de stress máximo. 

Download gratuito, com pacotes a partir de 9,19€. IOS e Android

Calm
calm

Calm

É uma app campeã: ganhou o Apple App of the Year 2017 e o Google Play Editor’s Choice 2018. A par disso, a Calm é uma app de meditação que ajuda também quem tem dificuldades em dormir e passa horas a contar ovelhinhas. Inclui histórias para adormecer, programas de respiração, músicas relaxantes e meditações guiadas. Estas estão disponíveis em sessões de 3, 5, 10, 15, 20 ou 25 minutos, para cada utilizador poder escolher o que melhor se adapta ao seu dia. 

Download gratuito, preço varia confome a subscrição escolhida dos pacotes premium. IOS e Android

Publicidade
Insight Timer
Insight Timer

Insight Timer

Enfrentar a ansiedade, gerir o stress ou dormir melhor, seja qual for a necessidade o Insight Timer consegue responder. O arquivo de cursos, áudios e guias é a maior riqueza desta app, uma das mais descarregadas do mundo na área da meditação. Pode escolher ouvir alguns dos maiores especialistas em mindfulness, neurocientistas, psicólogos e professores de meditação de Stanford, Harvard, Dartmouth e da Universidade de Oxford, em meditações e palestras guiadas. Tem uma vertente que funciona como uma espécie de rede social da meditação, onde se abrem fóruns de discussão de práticas de meditação e mindfulness.

Download gratuito, preço varia confome a subscrição de alguns pacotes. IOS e Android 

Rituals
rituals

Rituals

Fazer o spa em casa é fácil com a Rituals. A sua app, onde é possível comprar os produtos da marca, dá acesso a aulas de yoga gravadas, quer seja para ter mais energia, melhor equilíbrio ou relaxar depois de um dia de trabalho. Além disso, é possível aceder a exercícios de meditação guiada – há sessões de apenas cinco minutos.

Grátis. IOS e Android

Publicidade
Buddhify
Buddhify

Buddhify

Rohan Gunatillake apaixonou-se pela prática da meditação durante a universidade e, vai na volta, criou uma app com o que lhe fazia falta. Há mais de 200 exercícios meditativos para combater a ansiedade, sono e stress, com sessões para iniciantes e outras mais avançadas. O círculo colorido vai ajudá-lo a escolher qual o tipo de meditação que quer e quanto tempo quer que dure, porque esta é uma app que pode ser usada em qualquer momento e em qualquer lugar – não precisa de estar no conforto do lar. 

4,19€. IOS e Android

Cíngulo
Cíngulo

Cíngulo

As questões emocionais que atrapalham determinados momentos do seu dia, provocando aquele stress desnecessário, são tidas como a matéria-prima desta app, que aplica técnicas da psicologia moderna e de metodologias de desenvolvimento pessoal. Um dos detalhes da app são as sessões guiadas de meditação, que ajudam ao aprimorar o autoconhecimento, cuja evolução pode ir anotando no diário emocional do Cíngulo.

Os primeiros sete dias da terapia guiada são gratuitos. IOS e Android.

Mais apps para se entreter

  • Restaurantes

Os números são claros e assustadores: todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de bens alimentares acabam no lixo. A boa notícia é que há cada vez mais formas de evitar uma parte do desperdício. Um bom exemplo são as aplicações móveis, por isso, espreite esta lista onde lhe damos a conhecer quatro apps para combater o desperdício alimentar. A forma de funcionamento é praticamente universal. Primeiro, há que descarregar a app, activar a localização, colocar filtros na pesquisa, escolher um restaurante com excedentes alimentares e, finalmente, levantar o pedido. Tenha em consideração que, ao usar estas aplicações, não só está a evitar o desperdício de comida, como a ajudar o ambiente e a poupar a carteira. Bom apetite.

Recomendado: Herói Local: Ana Milhazes, fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal

  • Coisas para fazer

Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas mesmo na cidade é possível ver as estrelas. Nesta altura, não o queremos fora de casa, nem para ir à caça de constelações, mas se a paisagem da sua janela estiver desimpedida, for um sortudo com terraço em casa ou tiver um lindo jardim nas traseiras, desafiamo-lo a armar-se em astroturista. Basta recorrer à ajuda de uma destas apps para descobrir o céu.

É a maravilha da tecnologia: permite, de uma forma prática e divertida, encontrar estrelas, planetas, constelações, galáxias, satélites e tantos outros objectos celestes. Da mais básica à mais profissional, não há de certeza falta de aplicações disponíveis para ver (e saber o que não está a ver) no céu nocturno.

Recomendado: Cinco apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade